Apoio a Produção de Descrições e Áudio-Descrições
Tabela DE "Checklist"
A matriz, que abaixo transcrevemos, foi elaborada em conjunto por Vieira e Ribeiro e apresentada nas dissertações de Vieira (2011), Ribeiro (2011) mostra ser de importante valia e aplicação no processo de produção de script descritivo das imagens.
Atentem que é apenas uma tabela básica, portanto não cobre todos os elementos a serem áudio-descritos, nem os elementos citados na tabela aplicam-se a todas as descrições.
Categoria tema: nome da obra; contexto geográfico (onde?); contexto histórico (quando?); entre outros. |
Categoria autoria: Quem? |
Categoria tipo: iluminura; pintura plástica; fotografia; mapas; tabela(; linhas; colunas;) mosaico; ilustração; gravura/ xilogravura; vitrais; brasões (heráldicos, esportivos, oficiais); insígnias; desenhos e entre outros |
Categoria propriedade da imagem: |
Colorações: vívdo, opaco, brilho, contraste, nitidez, matiz (azulado; avermelhado; amarronzado, entre outros), preto e branco, negativo, negativo, nitidez, entre outros |
Dimensão: retrato; paisagem; bidimensional (altura x comprimento); tridimensional (altura x comprimento x profundidade); grande, pequeno, metro, cm, mm( 10cmx 20 cm); entre outros. |
Categoria estilo: pré-histórica; egípcia; grega; romana; bizantina; barroca; renascentista; realista; cubista; dadaísta; surrealista; símbolos (religioso, estatal, logotipo, logomarca); abstrata; concreta; entre outros. |
Categoria elementos constituintes: |
Elementos arquitetônicos e de ambiente: Construções: grega, barroca, moderna e outras; casa; favelas (palafitas); quarto; cozinha; entre outros; monumentos; torre; palácio; igreja (catedral, basílica, capela entre outros); chafarizes; jardins, calçadas; salão de festa (junina, natalina), vegetação, acidentes geográficos, paisagem urbana e rural e outros. |
Estética da imagem ( empoderamento do cliente da áudio-descrição a respeito da estética da obra): beleza, feiúra, riqueza e opulência. |
Iluminação: ensolarado; nublado; escuro; noite; entardecer; amanhecer. |
Elemento humano: |
Etinicidade: Negro; Branco; Indígena; Asiático. |
gênero: Masculino, Feminino |
Características fenotípicas: |
Características faciais: tipo de cabelo, sobrancelha, cílios, barba, tipos de testa, olhos, orelha, nariz, boca, queixo; expressões faciais (sorrindo, chorando, boquiaberto), etc. |
Características corporais: Pescoço, corpo, ombros, peito, barriga, braços, pernas, pés e expressões corporais (em pé; Sentado; de ombros caídos, cabisbaixo, Inclinado; deitado; acocorado; Correndo; dançando; entre outros). |
Estatura: Alto, Baixo, Estatura média, 1,70cm. |
Massa corporal: gordo, magro, robusto, atlético e sarado. |
Vestimentas, acessórios (adornos): vestido, chapéus, lingerie, túnica, terno, batina, turbante, óculos, calçados, jóias, bijuterias entre outros. |
Características de elementos do mundo animal |
Reino, filo, classe, ordem, família, gênero, espécie. |
Classificação podal: Bípede, Quadrúpede e Outros. |
Natureza morta: |
Seres inanimados: flores, livros, taças, garrafas, jarras e outros |
Formas geométricas: trapézio, paralelogramo, retângulo, quadrado, losango, paralelepípedos, cilindros e outros. |
Categoria de relações semânticas |
Perspectiva: perspectiva de um ponto de fuga, perspectiva de dois pontos de fuga, perspectiva de três pontos de fuga ("vista de pássaro") |
Simetria: composição simétrica, composição assimétrica, eixo de simetria, marcadores de simetria. |
Relação de posição: frente / atrás; lado direito/ lado esquerdo; acima / abaixo, sob e sobre, entre outros. |
Relação entre os elementos da imagem/ imagemas: harmônica; desarmônica; coesão; coerência; proporção dos elementos nas imagens (em relação à obra; em relação aos imagemas). |
Relações hierárquicas: hiperonímia (super-ordenada), hiponímia (subordinada). |
Relações de inclusão: holonímia (imagem independente) e meronímia (imagem acessória). |
Relações de conjunção e disjunção: relações distintivas entre os atributos dos elementos. |
Relação temporal: ordem em que os elementos visuais devem ser áudio-descritos, em função de uma sequência temporal lógica ou organização implícita entre imagens e ou imagemas primeiro, depois em seguida, etc. |
Fonte: Revista Brasileira de Tradução Visual