Hasta La Vista arrasou!

Ontem foi um dia marcante para os paulistanos que curtem cinema e audiodescrição. A sessão especial de Hasta La Vista foi um arraso!

Sessão lotada de Hasta La Vista

PraCegoVer: vista da sala de cinema lotada no lançamento de Hasta La Vista.

Ainda não conhecia o Reserva Cultural, que fica no prédio da Gazeta, na avenida Paulista. A ideia que tinha era a de como me lembrava do lugar 30 anos atrás, quando ainda enxergava. Nada disso, aquele cinema bastante amplo, poltronas pouco confortáveis e desgastadas, deu lugar a várias salas de cinema, um teatro, um café, todos super aconchegantes!

Usando a linha-guia da Paulista, percebi que estava em frente a Gazeta e comecei a procurar a entrada para o Reserva Cultural. Uma simpática senhora com forte sotaque francês aproximou-se e me perguntou se eu estava indo assistir ao filme com audiodescrição. Disse que sim, então ela passou a me conduzir. Ao longe, já podia ouvir um murmurinho que parecia uma multidão, pensei: caramba, acho que esse filme vai arrasar. Quando chegamos a fila para a compra do ingresso, comecei a ouvir vozes conhecidas das turminhas do Amigos Pra Valer, Grupo Terra, Mais Diferença, Laramara, Fundação Dorina, além de outros conhecidos que foram por conta própria.

Quando chegou minha vez de comprar a entrada, estranhei a intimidade com que aquela senhora conversou com o atendente; na catraca, o rapaz nem pediu meu bilhete; quando cheguei a fila para pegar meu fone de ouvido, percebi que aquela multidão era mesmo de pessoas cegas. – Nunca vi tantos cegos no mesmo lugar (risos). E aquela senhora francesa sempre ao meu lado, até me deixar em minha poltrona. Pouco antes do início da sessão, aquele mesmo carregado sotaque francês pediu a atenção de todos, apresentou-se como a gerente do Reserva Cultural, disse estar muito satisfeita e impressionada com a presença de tantas pessoas com deficiência. Pelo que soube após o término do filme, até o técnico da empresa de locação dos fones de ouvido não pôde acompanhar a transmissão porque a demanda foi muito maior que o previsto

Quanto ao Hasta La Vista, simplesmente sensacional! A trama de três jovens rapazes belgas, dois cadeirantes e um com baixa visão, ainda virgens, planejam uma viagem para a Espanha, onde existe um bordel adaptado para pessoas com deficiência. A história alterna situações hilariantes com momentos de tensão, sempre com a delicadeza que marca o cinema europeu. Imperdível!

Para completar o clima, a voz deslumbrante de Lúcia Maria fazendo a narração da AD, a interpretação na medida certa do Marcelo fazendo o voice-over dos personagens masculinos uma vez que o filme não foi dublado, e a Lívia Motta fazendo o voice-over dos personagens femininos.

Pena que tive de sair correndo logo que o filme acabou porque tinha um compromisso muito importante: comemorar o aniversário de minha esposa. Não pude ficar para o já tradicional ti-ti-ti de costume após cada evento com audiodescrição.

Para quem não foi, agora só resta esperar pelo lançamento de Hasta La Vista em DVD. Nossos parabéns a Imovision (distribuidora do filme), ao Reserva Cultural e a Ver Com Palavras!

Veja a sinopse oficial de Hasta La Vista

Hasta La Vista: três jovens de 20 anos amam beber vinho e paquerar as mulheres, mas ainda são virgens. Sob o pretexto de conhecer as vinícolas espanholas, eles embarcam em uma viagem com um objetivo definido: perder a virgindade. E nada os impedirá, nem mesmo suas deficiências: um deles tem baixa visão, o outro é paraplégico e o terceiro é tetraplégico.

Hasta La Vista foi inspirado em uma história real, a de Asta Philpot, um americano com doença congênita que criou uma associação que visa ajudar as pessoas com deficiência física a terem uma vida sexual ativa e satisfatória.

Filme: HASTA LA VISTA.

•Prêmio do Público – Festival de Montreal – 2011.
•Um filme de Geoffrey Enthoven.
•Data: 26 de maio.
•Horário: por volta das 17:00 horas (horário a confirmar).
•Local: Reserva Cultural.
•Endereço: Av. Paulista, 900 (prédio da Gazeta).
•25 de maio nos cinemas.
•Entrada: R$ 24,00 inteira, R$ 12,00 meia.
•Audiodescrição: Ver com Palavras

Hasta La Vista - cartaz do filme

PraCegoVer:ilustração de mulher de costas, da cintura para baixo, de pernas abertas, vestindo minissaia; em seus pés, a imagem de três rapazes.
sinopse do filme, escritos com letras pretas e vermelhas. Bem no meio, o flyer é ilustrado por desenho de parte do corpo cheio de curvas de uma mulher deitada de lado e de costas, mostrando apenas suas coxas, quadris, cintura e tronco, tendo ao fundo um coqueiro em preto. Ela usa uma calcinha de biquíni vermelho e sobre suas curvas, desenhos pequenos em preto de uma van com malas no bagageiro de teto, e três jovens: um segurando uma bengala e dois em cadeiras de rodas. Na parte inferior uma faixa amarela com a data de exibição nos cinemas.

Hasta La Vista: Venha Como Você É
Titulo Original: Hasta la Vista
Gênero: Comédia e Drama
Duração: 113 min
Origem: França
Estreia: 25 de Maio de 2012
Direção: Geoffrey Enthoven
Roteiro: Pierre de Clercq
Distribuidora: Imovision
Censura: 12 anos
Ano: 2012

Mais sobre audiodescrição
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo
Em 2017, 50% dos cinemas das redes com mais de 21 salas deverão estar equipados


Mais sobre audiodescrição
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo
Em 2017, 50% dos cinemas das redes com mais de 21 salas deverão estar equipados