Publicada portaria que altera cronograma de legenda oculta na televisão

Brasília, 29/06/2012 – Os deficientes auditivos que contam com a legenda oculta (closed caption) na hora de ver TV ganharão mais tempo de programação com esse recurso. Em portaria publicada nesta sexta-feira, o Ministério das Comunicações dá às emissoras a opção de adiantarem o cronograma estabelecido pela norma complementar nº 01/2006, que trata dos recursos de acessibilidade. Agora, as empresas poderão veicular, já a partir deste ano, quase a mesma quantidade de programação com legenda oculta prevista para 2014.

Portaria Mc 312 – altera cronograma de legenda oculta na TV

Ministério das Comunicações

PORTARIA Nº 312, DE 26 DE JUNHO DE 2012

Altera texto do item 7.1 da Norma Complementar nº 1/2006, estabelecendo valor mínimo de horas para veiculação obrigatória do recurso de legenda oculta para emissoras do serviço de sons e imagens e de retransmissão de televisão.

Teatro para crianças nas férias

Criançada ganha mais uma opção de lazer durante as férias, a partir deste sábado (30), quando começa o 9° Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco. A programação segue até 28 de julho, aos sábados e domingos, sempre às 16h30, nos teatros de Santa Isabel (no bairro de Santo Antônio), Marco Camarotti (Santo Amaro), Barreto Júnior (Pina) e Luiz Mendonça (Boa Viagem). Os ingressos serão vendidos nas bilheterias dos teatros, por R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia).

Site vai disponibilizar filmes da Mostra Infantil de Cinema, com acessibilidade

A menina negra que quer ser paquita. O vizinho que vê da janela a molecada descalça em suas brincadeiras de rua. A história do saci. Temas do imaginário das crianças brasileiras, comuns nas rodas de brincadeiras, que saltaram para as telas de cinema, mas quase ninguém viu. Isso porque a crescente produção de filmes brasileiros infantis ainda está restrita aos circuitos de mostras e festivais.

Audiodescritora Josélia Neves é entrevistada do programa Contraponto

A audiodescritora de Portugal Josélia Neves é convidada especial do Encontro sobre Inclusão Cultural e Acessibilidade em Museus que acontecerá de 27 à 29 de junho em Pelotas, RS, Brasil. Profa Josélia participou do programa Contraponto, apresentado por José Luis Moraes e Roberto Giovanaz, da emissora comunitária RádioCom – 104.5 FM.

Conheça o Projeto Legenda Sonora

Às vezes encontramos, das formas mais inesperadas, pessoas com tamanha sensibilidade humana e artística que nos relembram que apesar do que por vezes pensamos, a deficiência visual não nos impede de desfrutar da arte em toda sua essência.

A Grande Ideia: matéria do SBT

Aos cinco anos de idade, Paulo Monte Alegre teve um grave problema de visão. Trinta anos depois, por enxergar apenas vultos, o cinéfilo de carteirinha teve que abandonar o hobbie de ir ao cinema. O empresário Maurício Santana teve uma grande ideia que possibilitou o retorno de Paulo às sessões de filmes.