Alan Turing Brasil 2012: vídeos vencedores serão audiodescritos e legendados

Considerado um dos pais da Computação, o cientista britânico Alan Turing foi um dos primeiros a vislumbrar a possibilidade de que as máquinas poderiam se tornar inteligentes e criou um modelo matemático teórico para o computador universal, antes que os primeiros equipamentos desse tipo de fato existissem. O invento é conhecido como Máquina de Turing e serviu de base para a moderna Computação. Além da contribuição acadêmica, Alan Turing teve forte contribuição na Segunda guerra Mundial. Trabalhou de forma fundamental para que os aliados pudessem interpretar as mensagens criptografadas das máquinas Enigma, que os nazistas utilizaram para se comunicar.

Em comemoração ao centenário de seu nascimento, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, colaborará para a promoção pública da Ciência da Computação e da memória de um de seus pesquisadores mais notáveis, a partir de uma série de atividades previstas para se iniciarem no dia 23 de junho de 2012.

As atividades relacionadas ao Ano Turing 2012 no Museu da UFRGS a partir de 28 de agosto de 2012) buscarão captar a atenção do público jovem utilizando a ficção científica como uma interface entre os limites entre a realidade científica, a literatura e o cinema.

O grande impulso que a Segunda Guerra Mundial provocou em várias áreas do conhecimento, a um custo irreparável, também pode ser claramente acompanhado na evolução da Computação. Esse cenário de conflito mundial será retratado de forma ambientar os visitantes em relação às demandas de guerra que motivaram a construção dos primeiros computadores.

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros irão participar de Ciclo de Palestras, possibilitar discussões na área acadêmica sobre os temas atuais da Ciência da Computação e Inteligência Artificial, tanto questões filosóficas quanto pesquisas aplicadas.

Duas atividades, na modalidade de concurso, irão buscar a atenção de jovens para os cursos superiores relacionados com as áreas da Informática. Uma delas será voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, uma competição de vídeos. Outra modalidade será destinada a estudantes de Ensino Superior, livre para estudantes da Educação Básica, e terá como mote a criptografia, ou quebra de códigos cifrados.

Todas as atividades terão, de alguma forma, o uso da internet. A partir do uso da internet nas atividades, será divulgado o novo protocolo de comunicação IPv6, que deverá substituir o protocolo atual, chamado IPv4.

ATIVIDADES – EXPOSIÇÃO NO MUSEU DA UFRGS

A exposição contará, como espaço principal, toda a área útil de 350m2 do Museu da UFRGS, o que abrange o primeiro piso, o mezanino e a sala multimeios, no centro da cidade de Porto Alegre. O período da exposição será entre 28 de agosto de 2012 a 04 de janeiro de 2013. Visando à apresentação de vídeos, palestras e conferências esta exposição contará ainda com o espaço do salão de Atos da Reitoria.

Os visitantes terão acesso a quiosques multimídia, atividades interativas, experimentos, palestras, filmes, simulações e atividades interativas como chatterbots, que são programas de computador que simulam um ser humano para conversar com pessoas através de um terminal de computador.

A mostra destacará a contribuição de Alan Turing, tanto para a Computação como para a Humanidade, através do trabalho de decodificação da máquina Enigma e por meio de painéis, móbiles, projeções de vídeos, ciclos de palestras com a presença de personalidades nacionais e internacionais, atividades complementares como ciclo de cinema com filmes biográficos, etc. A atração especial será uma réplica da Enigma, utilizada para geração de códigos de comunicação das forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.

O visitante será convidado a conhecer a grande contribuição de Turing, que já nos anos 50 mostrou-se pioneiro ao pensar sobre o que poderia ou não ser computável. Prevendo, inclusive, que as máquinas poderiam se tornar inteligentes.

CICLO DE PALESTRAS

Personalidades brasileiras e de universidades britânicas e americanas participarão do ciclo de palestras que abordará temas relacionados ao trabalho de Turing e a questões filosóficas contrapondo a Inteligência Artificial Fraca e Forte, sob a coordenação do professor Marcelo Walter (INF-UFRGS). A primeira delas será proferida pelo diretor do Instituto, Luís Lamb, que traçará um panorama da história da Computação a partir dos principais ganhadores do Prêmio Turing.

Dentre os palestrantes convidados, estão:

• S. Barry Cooper, Department of Pure Mathematics, University of Leeds, Leeds, U.K.

• Sue Black, Honorary Senior Research Associate, Dept. of Computer Science, University College London, London, U.K.

• Luís da Cunha Lamb, Instituto de Informática, UFRGS, Porto Alegre, RS

COMPETIÇÃO CODE BREAKER

A competição universitária sobre criptografia será destinada aos estudantes do Ensino Superior, porém sem restrição a participação de estudantes da Educação Básica. Os participantes deverão interpretar mensagens cifradas e chegar a mensagem original, ou a chave. Este concurso será organizado pelo professor Fernando Weber, atualmente considerado a maior autoridade em criptografia no Rio Grande do Sul.

Os desafios poderão ocorrer em vários níveis. A solução pode ser o texto original inteiro, a chave, ou uma palavra-código secreta escondida dentro do texto plano determinado. Ao quebrar o código o estudante irá obter a solução. Se o estudante achar que encontrou a solução correta, deverá entrar no site, efetuar o login e apresentá-la.

Os primeiros decifradores de códigos de sucesso de cada desafio receberão destaque na competição, no "Hall da Fama", separadamente para cada desafio.

CONCURSO DE VÍDEOS CURTÍSSIMOS

Incentivar jovens para a utilização de ferramentas audiovisuais, de forma que possam otimizar a sua comunicação, expressão e capacitação profissional, obter uma melhoria de renda e participar de uma inclusão social. Os vídeos deverão ter como contextualização as possíveis contribuições da ciência e da tecnologia para melhorias na sociedade.

Para executar tal atividade, a UFRGS contará com a parceria da FIRST do Brasil, instituição sem fins lucrativos, que já possui experiência e competência na realização de atividades do gênero. Esta atividade conta com apoio da Lei Rouanet (Projeto aprovado pela Portaria 74, de 21 de junho de 2011).

Objetivos Específicos

I. Realizar competição/concurso de trabalhos audiovisuais de jovens que não tenham ingressado no ensino superior e tenham idade máxima de 18 anos.

II. Inserir ferramentas audiovisuais no cotidiano escolar.

III. Motivar a capacitação de jovens para o mercado de trabalho e melhorar a expectativa de renda.

IV. Promover evento cultural e artístico de fomento audiovisual, com a exposição dos melhores trabalhos em categorias como: stop motion, fotografia, modelagem 2D e 3D, animação 2D e 3D, website/blog e sonorização.

V. Criar fórum de discussões na internet, com o intuito de facilitar o acesso a informações e troca de experiências entre pessoas sujeitas a várias realidades sociais e econômicas brasileiras.

VI. Criar website com material de educação tutorial voltado a capacitação de ferramentas audiovisuais.

Resultados Esperados

I. Realizar evento cultural com a participação de pelo menos cinquenta trabalhos selecionados previamente, dentre pelo menos quinhentos trabalhos aprovados por curadoria.

II. Criar website com acesso público aos trabalhos aprovados por curadoria.

III. Criar website com material para educação tutorial das categorias abordadas.

Realizar oficinas, palestras e workshops presenciais em parceria com instituições de ensino em território nacional.

V. Confeccionar e distribuir para escolas CD/DVD com os trabalhos selecionados e o material tutorial.

ACESSIBILIDADE

A acessibilidade será promovida através das seguintes medidas:

I. Deficientes visuais: vídeos selecionados terão audiodescrição.

II. Deficientes auditivos: vídeos selecionados serão legendados.

DEMOCRATIZAÇÃO

O acesso ao material será público, no website a ser criado. Todo o material aceito deverá ter prévia cedência de direitos autorais. Serão confeccionadas, para distribuição em escolas, cópias de DVD/CD com os melhores trabalhos, juntamente com o material de educação tutorial. O conteúdo da mídia acima descrita será veiculado no website de Domínios Públicos do governo federal.

Promoção:

Instituto de Informática Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Coordenação:

Geral: Prof. Dante Augusto Couto Barone, barone@inf.ufrgs.br

Ciclo de Palestras: Prof. Marcelo Walter, marcelo.walter@inf.ufrgs.br

Competição Code-Breaker: Prof. Raul Fernando Weber, weber@inf.ufrgs.br

Mostra no Museu: Prof. Dante Augusto Couto Barone, barone@inf.ufrgs.br

Concurso de Vídeos: Prof. Dante Augusto Couto Barone, barone@inf.ufrgs.br

Apoio:

Programa de Pós-Graduação em Computação PPGC

Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação PPGIE

Sociedade Brasileira de Computação SBC

Endereço:

País: Brasil
Cidade: Porto Alegre
Instituto de Informática
Campus do Vale
Caixa Postal 15064
Fone +55 (51) 3308 6168
Fax +55 (51) 3308 7308
Email: andrefurtadodesigner@gmail.com
Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017


Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017