Carla Vendramin e Andreza Nóbrega falarão sobre acessibelidade em dança

Em julho de 2010, Inês Bogéa esteve no Recife, ministrando uma palestra no Salão Nobre do teatro de Santa Isabel. No mesmo dia, a seleção brasileira de futebol rolaria a bola no campo contra a Holanda na final da copa do mundo. Mas isto não foi motivo para que aqueles que têm sede de cultura faltassem à palestra. A plateia que compareceu ao Salão Nobre do Santa Isabel foi bem calorosa e trocou bastante experiências e informações com a brilhante bailarina e pesquisadora de dança. O sucesso foi tanto que agora, em 2012, a dançarina está de volta ao mesmo local. No entanto, as vagas são limitadas, até porque a capacidade do salão é de 120 lugares.

Inês Bogea

No mesmo dia da palestra de Bógea, o coordenador de Dança da FUNARTE (Fundação Nacional das Artes), Fabiano Carneiro, falará sobre "Políticas Públicas para Dança" na Caixa Cultural (Marco Zero).

Nos outros dias, Suely Machado, do Grupo de Dança 1º Ato (MG), fará um bate papo sobre Pedagogia do movimento na dança e Carla Vendramin (RS) falará sobre acessibilidade em dança.

A inscrição pode ser feita pelo site da mostra. Basta imprimir o formulário, preencher, assinar e enviar para o e-mail: mbd.seminarios@gmail.com.

Acessibilidade em dança

Dia 05 de julho (quinta-feira) – 14h30 às 16h30

Mesa "Perspectivas de inclusão – Dança integrada e acessibilidade para a dança"

Este encontro discutirá ações de inclusão, a partir do trabalho de dança integrada desenvolvida pela artista Carla Vendramim, e de estratégias de acessibilidade comunicacional em espetáculos de dança, como recursos de audiodescrição, a partir da experiência de Andreza Nóbrega.

Palestrantes:

  • Carla Vendramin (RS) – mestre em coreografia pela Middlesex University e formada no curso de praticante em dança comunitária pela escola NewVic, Londres 2008. É fisioterapeuta pela FEEVALE /1997, cursou o treinamento em reabilitação neurológica Conceito Bobath na Clinica Kínisis 1999.
  • Andreza Nóbrega (PE) – mestre em Educação Inclusiva pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas. Atriz do Grupo Quadro de Cena, e uma das fundadoras da Vouver Acessibilidade que presta serviços e consultoria na área de Acessibilidade Comunicacional. Desenvolve pesquisa na área de tecnologias assistivas, arte e inclusão.
  • Mediação: Marcelo Sena, do Movimento Dança Recife.
Mais sobre audiodescrição
O Coletivo Lugar Comum e a Cia. Etc. se encontraram no Instituto de Cegos Antônio
Dentro ou fora do palco, o Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado
acaba de sair a mais nova edição do programa ACESSIBILIDADE JÁ, programa produzido por Lenon


Mais sobre audiodescrição
O Coletivo Lugar Comum e a Cia. Etc. se encontraram no Instituto de Cegos Antônio
Dentro ou fora do palco, o Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado
acaba de sair a mais nova edição do programa ACESSIBILIDADE JÁ, programa produzido por Lenon