Cegos podem tocar obras da Exposição Entreato

A exposição ENTREATO, do artista Paulo Bordhin, é o resultado de vários anos de estudos e pesquisas com arames de alumínio de várias espessuras, que foram tramados, retorcidos e modelados em figuras inspiradas no universo mítico, literário e teatral, incluindo adereços e objetos cenográficos.

A fotografia mostra Fernando Botelho durante visita à exposição. Fernando é cego e está de frente para uma das obras expostas, tocando-a, enquanto ouve a audiodescrição. Tem em seu rosto um leve sorriso.

A experiência de trabalhar com o arame, um material portátil, em camarins e se inspirar em coisas de teatro, durante espetáculos e ensaios, permitiu que o artista transformasse esses intervalos de tempo, pulsantes de energia, em outras formas de expressão, amalgamando a efemeridade do momento sonoro e imagético do espetáculo teatral na "perpetuidade" de uma escultura. As obras são formas criadas sem esboços ou projetos, alavancadas espontaneamente pela tensão, alegria, expectativa e vibração das coxias. Os seres alados, as figuras em movimento e as estruturas diáfanas suspensas transmitem a dramaticidade vivida entre atos.

O conceito do arame, que no imaginário popular e em seu uso comercial, serve como meio de separação, divisão e cerceamento, é totalmente subvertido, e passa a simbolizar a socialização, união e liberdade, tendo assim sentido e função inusitados.

Entreato é uma exposição itinerante e, em sua passagem por São Paulo, os visitantes poderão conferir, exclusivamente no SESI Vila Leopoldina, uma retrospectiva das melhores esculturas e peças do artista Paulo Bordhin.

Nesta edição especial, a exposição conta com alguns recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, ampliando o acesso físico, de comunicação e informação. A audiodescrição de obras, a interpretação em LIBRAS, os programas em Braille e Letra Ampliada e o piso tátil, realizados em parceria com a Mais Diferenças, incorporam os princípios do Desenho Universal, conceito que define produtos e ambientes que possam ser usados por todos.

Serviço

Local: Centro Cultural Sesi Vila Leopoldina – Sala Panorâmica na entrada do Centro Cultural
Endereço: Rua Carlos Weber, 835 – Vila Leopoldina – São Paulo
Data: 01 a 20 de junho
Horário: Segunda a sexta-feira, das 18h às 20h, Sábados das 10h às 17h
Entrada franca

Fonte: Mais Diferenças

Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por


Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por