Conheça o Projeto Legenda Sonora

Às vezes encontramos, das formas mais inesperadas, pessoas com tamanha sensibilidade humana e artística que nos relembram que apesar do que por vezes pensamos, a deficiência visual não nos impede de desfrutar da arte em toda sua essência.

Na Campus Party 2012, fui convidada para ir ao cinema com alguns amigos nerds. No caminho me toquei que o filme seria legendado, mas continuei otimista e grata por tê-los encontrado naquela última noite de evento.

O filme em questão era "Star Wars". Até achei que não ia curtir muito, mas para minha surpresa ,o cara que sentou do meu lado começou a me descrever o filme e ler todas as legendas. De uma forma objetiva, informativa, criativa (ele interpretava algumas falas também) e sincronizada, eu consegui assistir e entender o filme do começo ao fim.

Esse cara é o Diego Oliveira, conhecido como Luigi, que já foi ator de teatro e é apaixonado por cinema. Ele nunca tinha tido contato com audiodescrição ou com outros deficientes visuais, mas depois dessa experiência cinematográfica tão gratificante, lançou o projeto "Legenda Sonora", que foi o fruto da idéia de que os cegos têm direito aos filmes legendados se assim o desejarem, e devidamente audiodescritos.

A ideia é simples: um filme é escolhido, e o Luigi vai lendo as legendas sobre as falas originais, e entre uma fala e outra, faz a audiodescrição, obviamente filtrando as informações relevantes. A proposta não é uma poluição sonora, já que o áudio é gravado em mono, ou seja, o deficiente visual pode, usando fones ou auto-falantes, ouvir a leitura e audiodescrição com o ouvido esquerdo e o filme original com o direito, por exemplo. Tudo isso com um tom natural e espontâneo de quem gosta e sente o que faz, sem competir com o filme original.

O objetivo é lançar na internet os áudios dos filmes, a cada 15 dias, sempre levando em conta as opiniões e feedback das pessoas cegas. Ao fim de cada filme são apresentadas informações e curiosidades sobre ele. Futuramente também serão disponibilizados filmes dublados.

O "Legenda Sonora" foi escolhido entre os 5 finalistas do concurso Podcast Talent Show, que será realizado dia 4/7 em São Paulo, dentro do festival Youpix, evento que reúne milhares de pessoas ligadas à web e mídias sociais. Será apresentado como uma forma de permitir que os cegos interajam, em igualdade de condições, com o mundo dos podcasts cinematográficos.

Saiba mais em:

Sarah Barreto Marques

Núcleo de Pesquisa em Sistemas de Informação – NSI/IF Fluminense

Napnee – IF Fluminense

www.audiogames.com.br

@sarahbmarques

Mais sobre audiodescrição
O dicionário Michaelis põe uma pá de cal na polêmica sobre a grafia de audiodescrição
Poesia com deficiência, de SÉRGIO CUMINO, pessoa com deficiência Com sorriso contemplativo O horizonte banha
O Futuro que Queremos: Trabalho Decente e Inclusão de Pessoas com Deficiência é uma série


Mais sobre audiodescrição
O dicionário Michaelis põe uma pá de cal na polêmica sobre a grafia de audiodescrição
Poesia com deficiência, de SÉRGIO CUMINO, pessoa com deficiência Com sorriso contemplativo O horizonte banha
O Futuro que Queremos: Trabalho Decente e Inclusão de Pessoas com Deficiência é uma série