Exposição Memória Em Foco teve grande adesão de público

Terminou na noite dessa última quarta-feira, 20 de junho, no Instituto Federal Farroupilha, o evento II Memória em Foco: Retratos da Cultura Árabe em São Borja, cuja a temática foi a imigração árabe em São Borja e região.

Exposição II Memória em Foco - Instituto Federal Farroupilha

Durante os três dias de evento o IFF teve intensa visitação por parte da comunidade são-borjense. Escolas, empresários, entidades beneficentes, descendentes da etnia árabe e o público em geral marcaram presença no evento, que também foi parada obrigatória para turistas e visitantes que estiveram de passagem por São Borja.

Na segunda-feira, 18, dia da abertura da exposição, em torno de 150 pessoas prestigiaram o evento. O público pôde degustar de um coquetel com pratos temáticos, além de assistir a danças típicas da cultura árabe apresentadas por jovens da comunidade árabe de São Borja. Os dias 19 e 20, foram marcados por intensa visitação de escolas. Na oportunidade, além de os alunos visitantes prestigiarem a exposição fotográfica, eles foram convidados a conhecer a estrutura do IF Farroupilha, através de visitas guiadas realizadas pelos alunos do Curso Técnico em Eventos, que lhes mostraram as salas de aulas, os laboratórios de ensino, alguns setores e trabalhos já realizados pelos alunos do IFF.

A equipe organizadora da exposição não se esqueceu das pessoas com necessidades especiais, assim como aconteceu na edição anterior, a exposição foi totalmente adaptada. Houve apresentação do Hino Nacional em Braille, todas as fotos estavam presas por elásticos e disponíveis em audiodescrição proporcionando acesso ao público infantil, cadeirantes e deficientes visuais. Além disso, legendas em braille, libras e piso tátil garantiram a acessibilidade. Trata-se, portanto, de uma iniciativa que além de estimular o conhecimento sobre os aspectos sócio-históricos que compõem a memória da cidade, buscou chamar a atenção da sociedade para a questão da acessibilidade aos cidadãos com limitações físicas, motora e intelectual para que também tenham condições para utilização com segurança e autonomia total ou assistida, dos espaços públicos, dos serviços de transporte e, principalmente, acesso à cultura através dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação.

A professora e organizadora do evento Priscyla Christine Hammerl, destacou que a participação dos alunos foi fundamental para o sucesso do evento, pois atuaram em todas as etapas de organização da exposição, o que lhes proporcionou uma verdadeira prática profissional.

A grande novidade desse ano ficou por conta da enquete proposta pela organização do evento, que deixou a critério dos visitantes escolherem o tema de trabalho para o ano que vem, cujas opções foram: Cais do Porto; Religião Missioneira; Mercosul; Estação Férrea; Festival da Barranca; Resgatando a Literatura e Culinária São-borjense.

O II Memória em Foco: Retratos da Cultura Árabe em São Borja, realizado pelo IFF teve apoio de Lado A Comunicações e de Som Pró-Vox.

Fonte: Instituto Federal Farroupilha – Assessoria de Relações Públicas

Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por


Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por