Exposição Memória em Foco

O Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja apresenta à comunidade São-borjense, o evento II Memória em Foco, que ocorrerá de 18 a 20 de junho, no saguão do Campus.

Exposição II Memória em Foco - Instituto Federal Farroupilha

O II Memória em Foco: Retratos da Cultura Árabe em São Borja, traz uma exposição com relatos orais e fotografias obtidas pelos alunos a respeito da imigração e da cultura árabe no município. Assim como aconteceu na edição anterior, a exposição é adaptada, para que portadores de necessidades especiais possam prestigiar o evento. Legendas em braile, audiodescrição, piso tátil e libras garantem a acessibilidade. Trata-se, portanto, de uma iniciativa que além de estimular o conhecimento sobre os aspectos sócio-históricos que compoem a memória da cidade busca chamar a atenção da sociedade para a questão da acessibilidade aos cidadãos portadores de necessidades especiais a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, públicos, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com limitações físicas, motora e intelectual.

A abertura oficial do evento será no dia 18 de junho, as 19h, e contará com apresentação de danças próprias da etnia árabe. Após a cerimônia de abertura todos os presentes poderão apreciar um coquetel temático composto somente por pratos típicos da culinária árabe, que está sendo preparado pelos alunos do Curso Técnico em Cozinha.

Nos dois dias que seguem, 19 e 20 de junho, a comunidade é convidada a prestigiar a exposição que estará aberta ao público das 08h às 22h30min. As escolas que desejarem trazer seus alunos devem agendar visitas através dos telefones 3431 8759 e 3431 4378. A entrada é franca.

O Memória em Foco tem como objetivos possibilitar aos alunos a reflexão e análise sobre a memória da cidade de São Borja, bem como organizar um evento que divulgue a memória são-borjense de forma acessível e atrativa a todos os tipos de públicos e ainda viabilizar a construção e o fortalecimento de sentimento de pertencimento e identidade da comunidade em relação à cidade em que residem.

A exposição é organizada pelos alunos dos cursos do eixo tecnológico Hospitalidade e Lazer, professores e servidores técnicos administrativos do IF Farroupilha – campus São Borja. Nas palavras da professora Priscyla Hammerl, coordenadora do projeto, São Borja é uma das cinco cidades do Rio Grande do Sul que ostenta a referência de "cidade histórica", reconhecimento alcançado no ano de 1994. Nesse sentido, esse projeto tem como objetivo possibilitar aos alunos e a população o fortalecimento do sentimento de identidade social em relação ao local onde residem e estudam, por meio do estímulo pela busca de documentos (orais e fotográficos) que referenciem a história da comunidade, seus rituais, locais e momentos de convivialidade e sociabilidade enfatizando aspectos ligados às memórias individuais.

Além de apresentar questões referentes à importância da pesquisa, resgate e contato com a memória, o evento visa trazer a comunidade para a escola. Os alunos do IF Farroupilha buscaram fotografias e relatos que mostrassem, sob sua percepção, bem como de outras pessoas da comunidade, a memória urbana sobre São Borja.

Para mais informações entrar em contato com a professora Priscyla Cristine Hammel, coordenadora do evento, através do telefone (55) 81091148 ou pelo e-mail priscylahammerl@sb.iffarroupilha.edu.br

Fonte: Instituto Federal Farroupilha – Assessoria de Relações Públicas

Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por


Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por