Esculpindo Imagens Com Palavras: Inscrições abertas para a segunda turma do curso a distância

A audiodescrição como uma modalidade de tradução visual que revoluciona os sentidos é mais um recurso de tecnologia assistiva a serviço das pessoas que não enxergam da maneira convencional. Ela guia o ouvinte através de narração em áudio de forma concisa, objetiva e coerente. Mostra apresentações, cenas, figurinos, expressões, linguagem corporal, entre outros. Está presente em filmes, musicais, teatros, óperas, exposições, museus, eventos artísticos, culturais e educativos. Também é um elemento facilitador da prática docente através da descrição de tabelas, gráficos, mapas, livros didáticos e figuras em geral.

Símbolo da audiodescrição; abaixo deste a frase: Audiodescrição - Esculpindo Imagens Com Palavras

Por meio dessa técnica, as pessoas com deficiência visual, dislexia, deficiência intelectual, analfabetos, idosos ou que possuam alguma dificuldade para compreender o contexto de uma obra, conseguem imaginar e transformar em esquemas representativos o que não pode ser visto. Dessa forma surge a necessidade de se criar roteiros escritos como suporte ao professor no trabalho pedagógico e inclusivo.

Pensando em levar para um grande número de pessoas, principalmente na área da educação, o conhecimento dessas técnicas e de como podemos contribuir com a audiodescrição como um recurso facilitador, surgiu o curso de Audiodescrição – Esculpindo Imagens com Palavras, na modalidade à distância e com carga horária de 60 horas totalmente online.

Já estamos na nossa segunda turma e superando o número de inscritos. Conheçam abaixo, nosso conteúdo programático e venha conosco construir mais uma página da história da acessibilidade comunicacional em conteúdos midiáticos.

Inscrições abertas: www.gpeconline.com.br ou outras informações através do e-mail braillu@uol.com.br.

Associação Brasileira de Educação a Distância

Formação Continuada a Distância: Audiodescrição – Esculpindo Imagens com Palavras

Autora e Professora: Luciane Maria Molina Barbosa

Descrição:

Tendo em vista o contexto escolar atual, no qual predominam imagens e signos visuais, a audiodescrição torna-se indispensável para a construção do conhecimento pelas pessoas com deficiência visual. É um serviço da tecnologia assistiva, que consiste em um recurso de tradução visual por meio da descrição clara e objetiva de todos os elementos visuais de uma obra, seja teatro, filme, musicais, exposições, figuras, gráficos em geral. A conhecida lei da acessibilidade nº 10098 estabelece, entre outros, normas gerais de acessibilidade, entre elas a comunicacional. Neste momento, cabe a discussão de que a audiodescrição pode ser um recurso a ser utilizado em diferentes espaços e em sala de aula e a necessidade de se criar roteiros como suporte e apoio pedagógico que favoreçam a inclusão da pessoa com deficiência visual. Assim, estariam os profissionais preparados para disponibilizar esta prática em sala de aula ou em diferentes espaços culturais? Como favorecer o uso dessa ferramenta como meio de inclusão cultural e educacional?

Objetivos:

Capacitar professores/multiplicadores para a criação de roteiros de audiodescrição promovendo a acessibilidade dos conteúdos imagéticos entre as pessoas com deficiência visual.

Descrição Detalhada da Proposta do Curso:

Pretende-se levar o cursista a conhecer, mais de perto, as realidades que envolvem o processo de apropriação de conteúdos visuais entre as pessoas com deficiência visual, o entendimento de uma obra e quais as etapas desta elaboração, desenvolvendo um roteiro e, posteriormente, fazendo a narração por um locutor, de acordo com as técnicas previstas para cada evento. Aulas práticas, expositivas e reflexão coletiva por meio de uma apresentação teórica, dinâmicas de sensibilização e demonstração de materiais audiodescritos para pessoa com deficiência visual. Conhecer mais sobre a estrutura da AD e como se dá o processo de construção de esquemas perceptivos por meio não visual.

Público:

Pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, pais, estudantes de pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação, fonoaudiólogos, estudantes de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais profissionais que atuem na área da saúde, cultura, informática, comunicação interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.

Conteúdo Programático – 60 horas

Temas Abordados:

  • Informações básicas: exploração de referenciais perceptivos, os sentidos remanescentes, desenvolvimento de imagens mentais;
  • Legislação sobre audiodescrição;
  • Conceituação sobre audiodescrição e histórico;
  • Mostra e análise de obras com audiodescrição;
  • Técnicas para a elaboração de roteiro escrito para audiodescrição;
  • Gravação e produção de materiais audiodescritos.

Programa do curso:

MÓDULO 1: Introdução a audiodescrição – 15 horas

O que é audiodescrição e a quem se destina; a importância da audiodescrição em diferentes conteúdos midiáticos e na educação; História da audiodescrição e principais marcos legais; Como é feita e o que é descrito; documentários e exemplos de Vídeos com audiodescrição.

Módulo2: As diferentes formas de audiodescrição, conceitos de percepção e diretrizes da AD – 15 horas

Formas de audiodescrição: ao vivo o pré-gravada; Descrição de figuras, fotografias e elementos estáticos; diretrizes gerais da audiodescrição; outras diretrizes para audiodescrição em museus, teatro, dança e ópera.

Módulo 3: Outras diretrizes e elaboração de roteiro escrito – 15 horas

Diretrizes para audiodescrição de filmes e vídeos; como elaborar um roteiro escrito de audiodescrição; a audiodescriçãoo do livro didático; o professor e as ações coletivas para a promoção da acessibilidade por meio da audiodescrição no ambiente escolar.

Módulo 4: praticando a gravação da audiodescrição – 15 horas

Preparação de roteiro de audiodescrição de filme, peça publicitária ou curta metragem; gravação e edição de vídeo com audiodescrição; importância da revisão de AD feita por uma pessoa com deficiência visual; publicação do conteúdo audiodescrito.

O inscrito receberá uma apostila contendo todos os módulos e materiais após o encerramento do curso para consultas futuras. Durante o curso, todos os materiais ficam disponíveis na plataforma de ensino Gpec para estudo.

Autoria – Coordenação e Tutoria:

Autora e Professora – Luciane Maria Molina Barbosa – Pedagoga com especialização em atendimento educacional especializado. Pessoa com deficiêmcia visual, também possui experiência como usuária do código Braille. Experiência com informática adaptada/Dosvox e usuária deste software. Pesquisadora e estudiosa sobre audiodescrição. Atuação no Atendimento Educacional Especializado para deficientes visuais em processo de alfabetização e reabilitação (Lorena, 2002-2009). Pedagoga da Equipe de Inclusão do Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional (CIAE), da Secretaria Municipal de Educação de Lorena (2009-2012). Coordenadora do Projeto VIDA – Vivenciando a Inclusão, Diversidade em ação atuando junto aos professores e alunos das salas de recursos do AEE da Secretaria Municipal de Educação de Lorena. Professora de cursos de capacitação para professores em Grafia Braille, informática com DosVOX e oficinas de audiodescrição pelo SENAI (Lorena – 2007), NTE – RJ (Plataforma on-line: São Pedro da Aldeia, RJ – 2006 /2007), UNESP (Guaratinguetá – 2007/2008/2009), Secretaria Municipal de Educação (Lorena – 2009/2010/2012),, Parcerias com escolas particulares para formação continuada de professores (Guaratinguetá 2010). Palestrante sobre temas relacionados à inclusão escolar do deficiente visual e seu processo de alfabetização. Autora de artigos apresentados em congressos sobre Educação Inclusiva e publicados em livros, revistas e em sites de educação. Autora do projeto BrailluMais (multiplicando Ações Inclusivas) lançado na XReatech, com jogos pedagógicos e brinquedos adaptados. Palestrante e autora de vários artigos publicados em diferentes mídias educacionais. Trabalhos apresentados em congressos de formação de professores e publicados em livros. Vencedora do IV Prêmio Sentidos/2011 com ações realizadas na área da inclusão da pessoa com deficiência. Uma das autoras, roteirista e revisora de conteúdo do blog www.videoaudiodescrito.com e ainda mantém seu próprio blog: www.braillu.com.

A carga horária estimada para esse curso é de 60 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas offline. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.

Requisitos Necessários:

  • Ter certa disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).
  • Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também fóruns de discussão e chats dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.
  • Não há encontros presenciais, assim o curso permite que todos estudem em seus dias e horários mais convenientes.

Avaliação e Certificação:

O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:

1. Realização de atividades interativas de acompanhamento;

2. Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;

3. Atividades de auto-avaliação da unidade didática;

4. Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).

Os cursos online oferecidos pela Gpec estão classificados como cursos livres de atualização, aprimoramento, qualificação profissional e pessoal sob a perspectiva de Educação Continuada.

Os certificados tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, respeitando a carga horária descrita.

Valor: Este curso possui um investimento total de R$ 280,00 (Duzentos e Oitenta Reais).

Fonte:

GPEC – GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA

Pouco a pouco…..transformando a educação"

Tel. 11 – 3782-0635 – 7040-4042

São Paulo – SP

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