Plataforma de ensino a distância da UFSCAR é finalista ao Prêmio Todos na WEB

Desde 2011, a UFSCar, por meio da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), vem trabalhando para tornar os cursos de graduação oferecidos na modalidade a distância acessíveis a pessoas com deficiências sensoriais (cegueira e surdez, em suas diferentes gradações). A iniciativa concorre como finalista do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, promovido pela W3C (Consórcio World Wide Web – comunidade internacional com o objetivo de conduzir a web ao seu potencial máximo) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

O trabalho para garantir a acessibilidade e inclusão digital de alunos com deficiência visual e auditiva já estava em andamento, e a aprovação de um estudante com deficiência visual no vestibular para o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) veio para incentivar as equipes técnico-pedagógicas da SEaD a tornar o Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle, bem como os materiais didáticos utilizados no curso de SI, acessíveis a partir de tecnologias assistivas.

Dentre as atividades realizadas para promover a acessibilidade, nos cursos da UFSCar, estão a audiodescrição dos materiais audiovisuais (ilustrações, vídeos e animações), produção de audiolivros, desenvolvimento de player com acessibilidade de comandos para a visualização de vídeos por deficientes visuais, tradução de vídeos e áudios para Libras, legendagem e adequação dos materiais digitais e do Ambiente Virtual de Aprendizagem aos padrões nacionais e internacionais de acessibilidade, além do programa de formação continuada dos professores, tutores e equipes da SEaD-UFSCar.

O desenvolvimento de tecnologias assistivas para a adequação dos materiais didáticos e ambientes virtuais de aprendizagem enfoca a realidade dos alunos com deficiências sensoriais, porém são recursos que ampliam as possibilidades de acesso de todos os seus usuários. Esse projeto é realizado pela Coordenadoria de Inovações em Tecnologias na Educação (CITE/SEaD-UFSCar) – sob a responsabilidade da professora Joice Otsuka -, suas Equipes de Material Audiovisual e Impresso – supervisionadas, respectivamente, por Mariana Derigi Ambrózio e Douglas Pino -, e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSCar – com as pesquisas da aluna de doutorado Carina Magri Mari e do professor Miguel Bueno da Costa na área de ergonomia.

A iniciativa conta com audiodescritores e especialistas em ergonomia, usabilidade e acessibilidade, além da participação de pessoas com deficiência sensorial, que ajudam na elaboração e nos testes dos materiais, e do próprio estudante do curso de BSI que atua como bolsista do Projeto de Laboratório de Objetos de Aprendizagem da SEaD-UFSCar no desenvolvimento do player para audiovisuais e jogos acessíveis.

A meta é que todos os cursos de graduação oferecidos pela UFSCar na modalidade a distância, a exemplo de BSI, atendam satisfatoriamente a alunos com deficiências sensoriais, em um esforço para uma real democratização do ensino superior de qualidade para todos. Vale destacar que as ações da SEaD estão sintonizadas com as políticas institucionais de acessibilidade da UFSCar que, por meio do Núcleo Incluir, vem trabalhando na eliminação das barreiras pedagógicas, arquitetônicas, de comunicação e atitudinais, dentro da Universidade.

Os vencedores do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web serão divulgados no próximo dia 14 de junho, em cerimônia realizada na cidade de São Paulo. Os autores da pesquisa Carina Magri e Vinicius Ferreira representarão a UFSCar na solenidade.

Fonte: Universidade Federal de São Carlos

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