UNESP disponibiliza materiais de seus cursos com audiodescrição e lingua de sinais

A partir do dia 14 de junho, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) passa a oferecer on-line e gratuitamente os conteúdos e materiais didáticos dos seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão elaborados em parceria com o seu Núcleo de Educação a Distância (NeaD/UNESP), nas modalidades a distância e presenciais.

Na ocasião ocorrerá uma cerimônia de lançamento do projeto. Está prevista a presença do secretário de Estado de Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald e da pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge, representando o vice-reitor em exercício da reitoria, Julio Cezar Durigan.

O projeto, intitulado Unesp Aberta, disponibiliza cursos livres pela internet como uma nova oportunidade de aperfeiçoamento e formação dos docentes nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Estes cursos integram o Redefor, convênio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com a Unesp, USP e Unicamp que oferta cursos de pós-graduação para professores da rede pública do Estado; além dos cursos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e de outros cursos presenciais da universidade que utilizam as tecnologias digitais.

Entre os materiais disponíveis estão mais de 17 mil itens educacionais, como mapas, imagens, softwares educacionais e animações, além de 300 videoaulas, 300 textos, 138 livros digitais do selo Cultura Acadêmica (iniciativa da Editora Unesp e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da universidade) e o acervo da biblioteca digital – que reúne material pertencente ao sistema de bibliotecas da Unesp e aos centros de documentação da Universidade.

Para ter acesso aos materiais, será necessário a criação de um login e uma senha no site do Unesp aberta. Também foram previstas as inclusões de versões em inglês e espanhol, bem como, a incorporação de recursos de acessibilidade como Libras e audiodescrição.

O acesso ao material não dá direito a qualquer tipo de certificação de conclusão ou apoio educacional. A intenção é disponibilizar todos os esforços em Educação a Distância da Unesp, ao encontro da crescente valorização desta modalidade no mundo, cenário reforçado por meio do anúncio feito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e pela Harvard University no mês passado, no qual tornaram pública a parceria inédita que viabilizou a disponibilização de cursos a distância pela internet com versões on-line das aulas ministradas presencialmente nestas universidades.

A cerimônia de lançamento do projeto será realizada no NeaD, dia 14 de junho, às 9h30. O evento também marca a inauguração do auditório do Nead, que conta com 150 lugares, além de uma sala de reunião e de salas de aulas.

Cerimônia de lançamento do Unesp Aberta

Local: NEaD

Rua Dom Luis Lasagna, n 400 – Ipiranga – São Paulo

Data: 14 de junho,

Horário: às 9h30

Telefone: 11 2066 5800.

Fonte: UNESP Aberta

Mais sobre audiodescrição
Alunos do curso de Especialização em Audiodescrição, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento
Nos últimos meses me dediquei exclusivamente aos cursos de formação de professores, tendo atuado, simultaneamente,
Para apresentar o tema audiodescrição aos estudantes que participam de um projeto de iniciação científica


Mais sobre audiodescrição
Alunos do curso de Especialização em Audiodescrição, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento
Nos últimos meses me dediquei exclusivamente aos cursos de formação de professores, tendo atuado, simultaneamente,
Para apresentar o tema audiodescrição aos estudantes que participam de um projeto de iniciação científica