UNESP disponibiliza materiais de seus cursos com audiodescrição e lingua de sinais

A partir do dia 14 de junho, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) passa a oferecer on-line e gratuitamente os conteúdos e materiais didáticos dos seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão elaborados em parceria com o seu Núcleo de Educação a Distância (NeaD/UNESP), nas modalidades a distância e presenciais.

Na ocasião ocorrerá uma cerimônia de lançamento do projeto. Está prevista a presença do secretário de Estado de Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald e da pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge, representando o vice-reitor em exercício da reitoria, Julio Cezar Durigan.

O projeto, intitulado Unesp Aberta, disponibiliza cursos livres pela internet como uma nova oportunidade de aperfeiçoamento e formação dos docentes nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Estes cursos integram o Redefor, convênio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com a Unesp, USP e Unicamp que oferta cursos de pós-graduação para professores da rede pública do Estado; além dos cursos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e de outros cursos presenciais da universidade que utilizam as tecnologias digitais.

Entre os materiais disponíveis estão mais de 17 mil itens educacionais, como mapas, imagens, softwares educacionais e animações, além de 300 videoaulas, 300 textos, 138 livros digitais do selo Cultura Acadêmica (iniciativa da Editora Unesp e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da universidade) e o acervo da biblioteca digital – que reúne material pertencente ao sistema de bibliotecas da Unesp e aos centros de documentação da Universidade.

Para ter acesso aos materiais, será necessário a criação de um login e uma senha no site do Unesp aberta. Também foram previstas as inclusões de versões em inglês e espanhol, bem como, a incorporação de recursos de acessibilidade como Libras e audiodescrição.

O acesso ao material não dá direito a qualquer tipo de certificação de conclusão ou apoio educacional. A intenção é disponibilizar todos os esforços em Educação a Distância da Unesp, ao encontro da crescente valorização desta modalidade no mundo, cenário reforçado por meio do anúncio feito pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e pela Harvard University no mês passado, no qual tornaram pública a parceria inédita que viabilizou a disponibilização de cursos a distância pela internet com versões on-line das aulas ministradas presencialmente nestas universidades.

A cerimônia de lançamento do projeto será realizada no NeaD, dia 14 de junho, às 9h30. O evento também marca a inauguração do auditório do Nead, que conta com 150 lugares, além de uma sala de reunião e de salas de aulas.

Cerimônia de lançamento do Unesp Aberta

Local: NEaD

Rua Dom Luis Lasagna, n 400 – Ipiranga – São Paulo

Data: 14 de junho,

Horário: às 9h30

Telefone: 11 2066 5800.

Fonte: UNESP Aberta



Mais sobre audiodescrição