VII Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação

O Senac Consolação realiza, de 3 a 7 de julho, pelo 7º ano consecutivo, a Semana de Inclusão Educacional: Diálogo, Compreensão e Ação.

Logotipo do SENAC com o nome do evento Semana de Inclusão Educacional e ilustrações de bonecos representando vários tipos de deficiências

Com o objetivo de proporcionar um espaço de vivência, compartilhamento de experiências, integração e reflexão em torno do tema inclusão social e educacional, diversos profissionais renomados do mercado foram convidados para seis atividades, como palestras, debates e apresentações de teatro, com temas direcionados para o paradigma da inclusão frente ao mercado de trabalho que acontecerão durante a VII Semana de Inclusão Educacional.

A Semana de Inclusão Educacional contará com audiodescrição e interpretação em Libras, produzidas pela Iguale Comunicação de Acessibilidade.

Programação

Exposição da artista plástica Eliana Zagui
Data e horário: 03/07/2012 até 06/07/2012 das 14 às 19 horas
Eliana Zagui é artista plástica da Associação de Pintores com a Boca e os Pés e autora do livro Pulmão de Aço.

Feira de Oportunidades
Data e horário: 03/07/2012 até 06/07/2012 das 14 às 19 horas
Espaço para cadastramento e captação de currículos de pessoas com deficiência.

Mesa de debates: O paradigma da inclusão frente ao mercado de trabalho
Data e horário: 06/07/2012 das 19 às 21 horas
Eliane Ranieri – Gerente de Diversidade & Inclusão da IBM América Latina, com experiência em educação de lideranças, como facilitadora dos programas de desenvolvimento para gestão de pessoas.
Flávio Gonzalez – Gerente de Processos de Inclusão da Avape – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, atua há 16 anos na inclusão de pessoas e programas de responsabilidade social com foco na Diversidade Humana.
Julia Rosemberg – Gerente de projetos da I.Social, onde auxilia empresas na inclusão responsável de profissionais com deficiência, por meio da conscientização dialógica e de ações contundentes de responsabilidade social.
Ana Beatriz Pierre Paiva – integrante do Conselho de Administração da Carpe Diem, apresentadora e coautora do livro Mude seu falar que eu mudo meu ouvir.

Palestra: Pessoas com Deficiência e Suas Interações no Mercado de Trabalho, com Emílio Figueira
Data e horário: 07/07/2012 das 9h30 às 11 horas
Uma inclusão no mercado de trabalho dependerá também de uma boa convivência no ambiente profissional. Se o empregador e os funcionários se atentarem para esse detalhe, mais que as metas produtivas, as interações sociais serão experiências enriquecedoras para todos os envolvidos.

Emílio Figueira
Doutor em Psicanálise, pós-graduado pela USP, jornalista, psicólogo e escritor com 87 artigos científicos e 38 livros publicados, entre eles: O que é Educação Inclusiva e Caminhando em Silêncio – Uma introdução à trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasil.

Conversa com Eliana Zagui e Paulo Henrique Machado
Data e horário: 07/07/2012 das 11 às 12 horas
Eliana Zagui é artista plástica da Associação de Pintores com a Boca e os Pés e autora do livro Pulmão de Aço.
Paulo Henrique Machado é designer gráfico e desenvolvedor da arte utilizada nas peças de divulgação dessa edição do evento.

As diferenças e semelhanças entre ouvir e escutar, com Lak Lobato
Data e horário: 07/07/2012 das 13h30 às 15h
A partir de sua experiência de como se tornou surda oralizada e as implicações na sua vida social e profissional, Lak abordará as dificuldades de adaptação de surdos oralizados e com implante coclear no ambiente educacional e profissional.

Lak Lobato
Formada em comunicação social pela Universidade Anhembi Morumbi. Fotógrafa, publicitária, redatora, trabalha como analista de endomarketing de uma multinacional. Autora do blog "Desculpe, não ouvi!" sobre deficiência auditiva focada em oralização, uso de próteses auditivas e implante coclear. Assina uma coluna semanal sobre acessibilidade, no site "Acessibilidade Total" e na revista online "Acesso Total".

Palestra: O diferencial e as diferenças no mercado de trabalho, com Roseli Behaker Garcia
Data e horário: 07/07/2012 das 15h às 16 horas
Atualmente, ter um diferencial é um fator considerável para se obter êxito e sucesso no trabalho. Para tanto, é necessário saber lidar com pessoas diferentes, sejam elas com deficiência ou não.

Roseli Behaker Garcia
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-graduada em Linguagem das Artes pela Universidade de São Paulo, Profissional da área de Recursos Humanos há 17 anos na Universidade Presbiteriana Mackenzie, ministrando palestras sobre inclusão, mercado de trabalho, motivação. Representou o Brasil no Congresso Internacional para Mulheres com Deficiência Visual no Canadá em 1996.

Apresentação teatral Projeto Mix Menestréis, dirigido por Deto Montenegro
Data e horário: 07/07/2012 das 16h15 às 17 horas
Um dos vários projetos que integram a Oficina dos Menestréis, empresa de Teatro Musical com excelência comprovada tanto pela linguagem original e vocabulário próprio, quanto pela contribuição significativa para formação de público e inclusão social.

Semana de Inclusão Educacional: Serviço

Evento Online
Senac Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 228 – 1º andar – Centro
São Paulo – SP
E-mail: consolacao@sp.senac.br
Telefone: 11.2189-2100

Preço: Participação gratuita

Informações
Colabore com nossas atividades sociais: traga um item de higiene pessoal que será doado para a Associação de Apoio à Promoção Humana Novos Rumos.

Local: REDE SENAC SÃO PAULO
Informações Senac 0800 883 2000

Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na


Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na