Segundo final de semana da Mostra de Cinema Infantil

O segundo final de semana na 11ª Mostra de Cinema Infantil traz uma programação indicada para todas as idades.

O Peixonauta - cartaz do filme

O filme uruguaio Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoe, de Walter Tournier, terá exibição neste sábado (7). A sessão, com dublagem ao vivo, ocorre às 14h. Às 10h, acontece a Sessão Diversidade Brasil, com sete curtas brasileiros de temática ecológica. A Sessão Jovem, às 18h, terá curtas da Itália, da Coréia do Sul e do Brasil. Dois diretores participam da sessão: Iuli Gerbase, do curta Folha em Branco, e Paula Um Mi Kim, do filme Gonnyon tcheot Drive, que conversam com o público após a exibição dos filmes.

A sessão foi criada para atender as crianças que cresceram na Mostra e atualmente são adolescentes. No mesmo dia, às 16h, haverá ainda a projeção de mais um longa internacional de animação, Os Três Ladrões, do diretor alemão Hayo Freitag.

No domingo, às 10h, a programação será aberta com a pré-estreia nacional do longa Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, uma produção da TV PinGuim. Até o final do ano o filme deve estrear no circuito comercial. Cópias dubladas também serão distribuídas internacionalmente. O longa-metragem foi realizado em paralelo com o desenho animado transmitido pelo canal pago Discovery Kids, líder de audiência no Brasil e sucesso em mais de 80 países. Celia atribui os bons resultados aos personagens que cativam os pequenos espectadores e a possibilidade de interação que a animação propicia. Na série, as crianças são estimuladas a repetir a sequência rítmica para abrir o personagem a bola Pop e descobrir as pistas secretas. No filme, o peixinho astronauta está pronto para mais uma aventura: se tornar Agente Secreto da O.S.T.R.A. Para ganhar esta super insígnia, terá que cumprir sete complicadas missões, com a ajuda de seus amigos Marina e Zico e toda a turma do Parque das Árvores Felizes.

O domingo reserva ainda a Sessão Muito Especial, às 16h, que traz sete curtas brasileiros adaptados com audiodescrição e Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para portadores de necessidades especiais. A sessão é aberta para todos e o público será convidado a perceber o mundo de uma forma diferente. Serão oferecidas faixas para as pessoas que enxergam poderem vendar os olhos e assistir aos filmes sem ver a imagem, somente ouvindo a descrição do que está ocorrendo na tela.

Dois longas internacionais de animação também serão exibidos no domingo. Às 14h, Poli, o Fusquinha de Polícia, de Rasmus A. Sivertsen, da Noruega, e às 18h, O Mágico, de Sylvain Chomet, da França, com o roteiro original de 1956, escrito pelo diretor e ator Jacques Tati (1907-1982).

Nos finais de tarde, às 17h30, tem Palquinho da Mostra. No sábado, Show Tatu do Bem, do grupo Tac Tic Tum, e no domingo, show infantil Começou a Brincadeira, com os músicos Chico Martins, Gazu e Gerry Costa, integrantes da banda Dazaranha.

A 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece no Teatro Pedro Ivo, na Rodovia SC 401, km 5, 4.600, Saco Grande. A programação segue até 15 de julho, das 9 às 17h30, e as sessões são gratuitas de segunda a sexta-feira, e aos finais de semana os ingressos custam R$ 2,00.

Saiba mais sobre a Mostra de Cinema Infantil:

Fonte: Revista de Cinema – UOL

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo