Segundo final de semana da Mostra de Cinema Infantil

O segundo final de semana na 11ª Mostra de Cinema Infantil traz uma programação indicada para todas as idades.

O Peixonauta - cartaz do filme

O filme uruguaio Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoe, de Walter Tournier, terá exibição neste sábado (7). A sessão, com dublagem ao vivo, ocorre às 14h. Às 10h, acontece a Sessão Diversidade Brasil, com sete curtas brasileiros de temática ecológica. A Sessão Jovem, às 18h, terá curtas da Itália, da Coréia do Sul e do Brasil. Dois diretores participam da sessão: Iuli Gerbase, do curta Folha em Branco, e Paula Um Mi Kim, do filme Gonnyon tcheot Drive, que conversam com o público após a exibição dos filmes.

A sessão foi criada para atender as crianças que cresceram na Mostra e atualmente são adolescentes. No mesmo dia, às 16h, haverá ainda a projeção de mais um longa internacional de animação, Os Três Ladrões, do diretor alemão Hayo Freitag.

No domingo, às 10h, a programação será aberta com a pré-estreia nacional do longa Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, uma produção da TV PinGuim. Até o final do ano o filme deve estrear no circuito comercial. Cópias dubladas também serão distribuídas internacionalmente. O longa-metragem foi realizado em paralelo com o desenho animado transmitido pelo canal pago Discovery Kids, líder de audiência no Brasil e sucesso em mais de 80 países. Celia atribui os bons resultados aos personagens que cativam os pequenos espectadores e a possibilidade de interação que a animação propicia. Na série, as crianças são estimuladas a repetir a sequência rítmica para abrir o personagem a bola Pop e descobrir as pistas secretas. No filme, o peixinho astronauta está pronto para mais uma aventura: se tornar Agente Secreto da O.S.T.R.A. Para ganhar esta super insígnia, terá que cumprir sete complicadas missões, com a ajuda de seus amigos Marina e Zico e toda a turma do Parque das Árvores Felizes.

O domingo reserva ainda a Sessão Muito Especial, às 16h, que traz sete curtas brasileiros adaptados com audiodescrição e Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para portadores de necessidades especiais. A sessão é aberta para todos e o público será convidado a perceber o mundo de uma forma diferente. Serão oferecidas faixas para as pessoas que enxergam poderem vendar os olhos e assistir aos filmes sem ver a imagem, somente ouvindo a descrição do que está ocorrendo na tela.

Dois longas internacionais de animação também serão exibidos no domingo. Às 14h, Poli, o Fusquinha de Polícia, de Rasmus A. Sivertsen, da Noruega, e às 18h, O Mágico, de Sylvain Chomet, da França, com o roteiro original de 1956, escrito pelo diretor e ator Jacques Tati (1907-1982).

Nos finais de tarde, às 17h30, tem Palquinho da Mostra. No sábado, Show Tatu do Bem, do grupo Tac Tic Tum, e no domingo, show infantil Começou a Brincadeira, com os músicos Chico Martins, Gazu e Gerry Costa, integrantes da banda Dazaranha.

A 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis acontece no Teatro Pedro Ivo, na Rodovia SC 401, km 5, 4.600, Saco Grande. A programação segue até 15 de julho, das 9 às 17h30, e as sessões são gratuitas de segunda a sexta-feira, e aos finais de semana os ingressos custam R$ 2,00.

Saiba mais sobre a Mostra de Cinema Infantil:

Fonte: Revista de Cinema – UOL

Mais sobre audiodescrição
Assistir as produções cinematográficas está cada vez mais ao alcance das mãos. Eu mesmo tenho
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre


Mais sobre audiodescrição
Assistir as produções cinematográficas está cada vez mais ao alcance das mãos. Eu mesmo tenho
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre