Sombras e Lugares – Exposição de Fotos Audiodescritas da Midiace

Esta audiodescrição tornou acessíveis algumas das fotografias da exposição Sombras e Lugares, de Roberto Giugliani, que esteve aberta ao público entre 3 e 31 de maio, em Porto Alegre/RS, no saguão do prédio da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sombras e Lugares: Hamburgo, Alemanha

PraCegoVer: Hamburgo – Alemanha: Imagem a contraluz do entardecer no cais. Um céu acinzentado, carregado de nuvens, domina a cena. No canto superior, do lado esquerdo, o sol é um clarão que semeia sombras e transforma figuras em silhuetas. Na metade inferior, também à esquerda, mais ou menos distante, um navio atracado, Seu contorno iliçado de guindastes. Junto a um gradil, de costas para a câmera, um grupo de meia dúzia de curiosos observam os trabalhos da estiva. Dois lampiões apagados, hastes arrematadas por bojos que lembram cogumelos, dividem o retrato pelo meio. À direita e em primeiro plano, com os braços cruzados e o corpo encostado a uma murada de pedra ou de concreto, a silhueta de um homem e o perfil do seu rosto perscrutando o horizonte. Veste boné e casaco. Por ser feito de sombras é impossível defini-lo em detalhes ou revelar suas cores. Foto da exposição Sombras e Lugares.

Sombras e Lugares, Fotografias de Roberto Giugliani é o título da nova Exposição de Fotos Audiodescritas da MIDIACE.

Com curadoria do fotógrafo Luiz Carlos Felizardo, a exposição Sombras e Lugares foi uma realização da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, por meio do Departamento de Difusão Cultural. Carlos Alexandre Netto é o reitor da Universidade e Sandra Fátima Batista de Deus é a pró-reitora de Extensão. Claudia Böettcher dirige o Departamento de Difusão Cultural e a coordenadora do Projeto Exposição de Fotografia é Carla Bello. O projeto expográfico foi criado por Eduardo Cardoso e Vinícius Ludwig Strack.

A audiodescrição de Sombras e Lugares é uma produção do BLA! – Branco Laboratório de Audiodescrição, grupo porto-alegrense que se dedica a pesquisar e promover o recurso. "As possibilidades de linguagem na audiodescrição são um dos nossos eixos de estudo. Assim, nessa exposição, optamos por manter o estilo próprio de cada roteirista, para que o público possa experimentar diferentes formas de descrição das imagens". Bruno Paiva, Jorge Rein, Marcia Caspary, Mimi Aragón e Tina Gonçalves assinam o roteiro. A narração é de Marcia Caspary. Felipe Mianes, Mariana Soares e Marilena Assis são os consultores. O técnico de áudio é Bruno Klein, do Som da Luz.

O autor da exposição Sombras e Lugares Roberto Giugliani é médico geneticista e professor da UFRGS. Exercita a fotografia desde a adolescência e, antes de concluir o curso de Medicina, em 1976, chegou a ser fotógrafo profissional, também lecionando a disciplina no Colégio de Aplicação, na Capital gaúcha. Segundo o catálogo da exposição, as silhuetas da figura humana são seu tema recorrente, captadas em cenários "ora mais urbanos, ora mais selvagens, de várias partes do mundo".

Sombras e Lugares consistia em 40 fotos, sendo 39 coloridas e apenas uma em preto e branco, todas impressas em papel com pigmento mineral. Cada imagem estava centralizada em um quadrado branco, simulando um passepartout, e era envolvida por uma moldura estreita, na cor grafite, de 55cm por 55cm.

Os quadros foram afixados mais ou menos à altura do nosso olhar e, abaixo de cada um, havia uma etiqueta com o nome da localidade, país, data de captação e técnica de reprodução da foto. No total, descrevemos 11 imagens.

Ao final de cada descrição, Bruno Paiva lê o breve comentário que acompanha cada uma das fotos impressas no catálogo da exposição. Os textos foram elaborados pelo próprio autor, Roberto Giugliani.

Com esta introdução, a MIDIACE apresenta sua nova Exposição de Fotos Audiodescritas. Não deixe para depois, acesse o site da MIDIACE para conferir essa exposição deslumbrante, e a não menos deslumbrante descrição das imagens realizada pela equipe do BLA! – Branco Laboratório de Audiodescrição.

Mais sobre audiodescrição
Permitir que deficientes visuais fotografem e depois "vejam" o resultado do trabalho é a proposta
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por


Mais sobre audiodescrição
Permitir que deficientes visuais fotografem e depois "vejam" o resultado do trabalho é a proposta
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por