Acessibilidade na TV digital será tema de debate na 21ª SET Broadcast & Cable

A aplicação das legendas ocultas e da audiodescrição na transmissão digital serão discutidos no painel "Acessibilidade", que acontece na segunda-feira (20/08).

Broadcast & Cable 2012

Neste painel serão abordados os temas relacionados aos direitos e deveres das emissoras de acordo com as portarias 310, 188 e 312 do Ministério das Comunicações; e o trabalho da comissão especial de estudos de TV digital da ABNT (ABNT/CEE-85), que o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, SBTVD, vem desenvolvendo para que as ferramentas de acessibilidade estejam cobertas pelas Normas Brasileiras de TV Digital. Também serão destacadas as ferramentas incorporadas às normas de TV Digital para distribuição de closed caption e codificação dos sinais de audiodescrição.

No mesmo painel, Takayuki Ito, da emissora estatal japonesa NHK, falará da situação da acessibilidade no seu país e sobre a visão geral do ITU-T Focus Group of Audio-Visual Media Accessibility sobre o assunto. Em sua apresentação, ele ressaltará que a radiodifusão televisiva é uma mídia de informação que desempenha papel central na vida cotidiana. O grande terremoto e tsunami que ocorreram no leste do Japão em 11 de março de 2011, nos lembram da importância da informação precisa e rápida, fornecida por transmissões de televisão, para garantir a segurança da população. A radiodifusão televisiva também tem desempenhado um papel cada vez mais importante para os idosos em muitos países. Para garantir que qualquer pessoa possa receber a informação na televisão, é importante oferecer serviços acessíveis para todos, seja idoso, seja desabilitado, ou quem fale uma língua diferente. Nesta palestra será apresentada a situação atual dos serviços e P&D para tornar a televisão acessível no Japão. E também as atividades de organizações internacionais de normalização, como ITU-T.

SET Broadcast & Cable

O Congresso SET 2012 e a Broadcast & Cable são eventos conjuntos que reúnem o mais alto nível da tecnologia para produção audiovisual, radiodifusão e broadband TV. Diretores de Tecnologia, Engenheiros, Técnicos, Supervisores e profissionais destes mercados se reúnem todos os anos para compartilhar os últimos avanços do setor e os casos de sucesso de todos os níveis de empresa de mídia.

Neste ano, no mesmo espaço da exposição, de 20 a 23 de agosto serão discutidas e apresentadas inovações tecnológicas que estarão presentes no cotidiano em pouco tempo. Os diretores da SET, Sociedade de Engenharia de Televisão que é realizadora do Congresso SET, programaram 45 sessões com 180 palestrantes para os quatro dias de evento.

O público previsto é de 10 mil pessoas entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

SET Broadcast & Cable 2012
Local: Centro de Exposições Imigrantes – São Paulo – Brasil
Datas: Exposição nos dias 21, 22 e 23 de Agosto Congresso nos dias 20, 21, 22 e 23 de Agosto
Horários: Exposição das 12h às 20h, Congresso das 09h às 17h
Credenciamento: Exposição www.broadcastcable.com.br – Congresso www.set.com.br
Imprensa: Renata Primavera – renata.primavera@vpgroup.com.br

Fonte: Broadcast Cable 2012

Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017


Mais sobre audiodescrição
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017