Novo curso de criação e gerenciamento de projetos culturais acessíveis na FDNC

A nova edição do "Curso Criação e Gerenciamento de Projetos Culturais Acessíveis" conta com apresentação de casos e materiais coletados recentemente pela coordenadora Viviane Sarraf na França, Itália, Estados Unidos da América e na região Norte do Brasil. Os novos conteúdos também abordam o histórico do desenvolvimento da acessibilidade cultural no Brasil e a comunicação sensorial como estratégia de acessibilidade para públicos diversos.

Como atividades práticas serão realizadas visitas técnicas em um espaço cultural acessível e a avaliação de acessibilidade em uma instituição parceira.

Como professores convidados contamos com profissionais da Fundação Dorina Nowill para Cegos e espaços culturais acessíveis.

DATA: 10 a 14 de setembro das 9h às 16h30

PÚBLICO ALVO: colaboradores de museus e espaços culturais, professores e colaboradores de universidades, agências de turismo, produtores culturais, educadores, agentes culturais, ONGs culturais, estudantes de graduação e pós-graduação em áreas de cultura e educação.

OBJETIVO: capacitar os participantes para criar e gerenciar projetos acessíveis às pessoas com deficiência em espaços culturais, museus, centros de divulgação cultural e científica, organizações sociais, escolas, universidades, agencias de turismo.

CARGA HORÁRIA: 32 horas.

INVESTIMENTO: R$ 420,00 por pessoa e R$ 380,00 para estudantes com comprovante.

CONTEÚDO: Aulas teóricas e práticas sobre acessibilidade em espaços culturais: concepção de espaços, serviços de comunicação e educação. Avaliação de acessibilidade em espaços culturais em instituição parceira. Mesas-Redondas com público alvo e representantes de projetos culturais acessíveis.

COORDENADORA: Viviane Panelli Sarraf, possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (2001), Especialização em Museologia pelo Curso de Especialização em Museologia do MAE-USP (2004), mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo (2008) e está fazendo doutorado no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Desde 2008 recebeu prêmios e títulos nacionais e internacionais. Tem publicações na área de acessibilidade cultural e ministra cursos em parceria com diversas organizações brasileiras. Organizou em novembro de 2008 o Encontro Regional de Acessibilidade em Museus em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, projeto pioneiro no Brasil. Tem experiência na área de Museologia e Cultura, com ênfase em acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Em 2012 recebeu o Prêmio Best Pratice Award do Conselho de Educação e Ação Cultural do ICOM – International Council of Museus pelo serviço de educação e extensão cultural desenvolvido desde 2005 no Centro de Memória Dorina Nowill.

DOCÊNCIA: Viviane Sarraf, profissionais da Fundação Dorina Nowill e convidados especiais.

A programação completa será divulgada em breve no site www.fundacaodorina.org.br.

Fonte: RINAM

Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer


Mais sobre audiodescrição
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos
O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento
Objetivos: o curso de audiodescrição Da Imagem Estática a Palavra Falada tem por objetivo fornecer