Igreja Acessível é tema do 6º Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência

A acessibilidade nas igrejas da Arquidiocese de São Paulo será amplamente debatida no 6º Enconfrater – Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência, que acontece no sábado, 29 de setembro, no Colégio Espírito Santo, próximo ao metrô Tatuapé. Promovido pela Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo, o encontro deverá reunir cerca de 250 pessoas com e sem deficiência, marcando o lançamento do Projeto Igreja Acessível – PIA.

Igreja Acessível: Tuca Munhoz

"Este ano nos voltamos para a inclusão da pessoa com deficiência dentro da Igreja Católica, porque entendemos que devemos fazer o nosso próprio dever de casa", afirma Antonio Carlos "Tuca" Munhoz, coordenador da Pastoral.

O PIA está estruturado em quatro pilares, com o objetivo de criar uma cultura de inclusão e de acolhimento para as pessoas com deficiência nas igrejas e em outros espaços físicos e de comunicação da Arquidiocese de São Paulo: propiciar condições de participação de pessoas com deficiência na vida eclesial (durante as missas, sacramentos e nas relações comunitárias); sensibilizar e envolver a comunidade da igreja para a inclusão e participação das pessoas com deficiência nas igrejas; eliminar as barreiras físicas, de comunicação e atitudinais que impedem ou dificultam a presença e a participação das pessoas com deficiência nas paróquias e comunidades; e afirmar os valores evangélicos que devem orientar o relacionamento entre todas as pessoas. "A acessibilidade é um tema pertinente à teologia. O Igreja Acessível: Encontro Fraternal Humano Pleno somente acontece quando existem condições de acesso uns aos outros, aos espaços, aos ambientes, à comunicação e à informação", ressalta Tuca.

Igreja Acessível: Gestos concretos

O programa de ações do Igreja Acessível prevê uma série de seis "gestos concretos", com meta de implementação até 2018: instalação de banheiros acessíveis em, pelo menos, 20 paróquias; projetos de comunicação acessível nas missas (com audiodescrição, Braille e LIBRAS) também no mínimo de 20 paróquias; oferta, pelas editoras católicas, de publicações em formato digital acessível para pessoas com deficiência visual; acessibilidade para pessoas com deficiência visual em todos os sites católicos ligados à Arquidiocese de São Paulo; fortalecimento e ampliação da catequese junto às pessoas com deficiência com a capacitação dos catequistas para a educação religiosa inclusiva; e a criação de 10 núcleos de Emprego Apoiado na Arquidiocese de São Paulo, para a inclusão de pessoas com deficiências severas (múltiplas e intelectuais) nos ambientes de trabalho da própria Arquidiocese. "Sabemos que as mudanças não ocorrem de um dia para outro, principalmente numa cidade como São Paulo, que tem mais de 400 paróquias. Mas precisamos começar. Se conseguirmos implantar este projeto em 20 paróquias em cinco anos ficará muito mais fácil alcançar as demais", diz o coordenador da Pastoral.

O 6º Igreja Acessível – Enconfrater terá um dia inteiro de atividades. A parte da manhã é reservada para a apresentação do Projeto Igreja Acessível e dos subprojetos que o compõem, como o Emprego Apoiado e Banheiros Acessíveis. Após o almoço, serão debatidos temas como Comunicação Acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva e catequese inclusiva. Haverá ainda apresentações artísticas e culturais. A mesa de abertura deverá ter a presença de Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Metropolitano de São Paulo, Dom Milton Kenan Júnior e Dom Edmar Perón (Bispos Auxiliares de São Paulo). A apresentação do Projeto Igreja Acessível terá mediação do padre Geraldo Labarrére Nascimento, Assessor Eclesial da Pastoral das Pessoas com Deficiência.

Igreja Acessível: Sobre os Encontros Fraternidade e Pessoas com Deficiência

Todos os anos, desde 2007, a Pastoral das Pessoas com Deficiência realiza um grande Encontro anual, com a presença média de 200 pessoas, onde são debatidos temas importantes para assegurar os direitos das pessoas com deficiência. São temas pertinentes com a inclusão das pessoas com deficiência, o papel delas como protagonistas desse processo e os deveres e responsabilidades da sociedade e do Estado brasileiro nesse processo.

Igreja Acessível: Serviço

6º Igreja Acessível: EnconFrater – Encontro Fraternidade e Pessoas com Deficiência
Data: 29 de Setembro de 2012
Horário: A partir das 9 h
Local: Colégio Espírito Santo
End.: Rua Tuiuti, 1442, próximo ao Metrô Tatuapé, ao lado do Shopping Boulevard

Saiba mais sobre audiodescrição em eventos religiosos.

Fonte: Portal Nacional SEGS

Mais sobre audiodescrição
Neste ano o Auto da Paixão ampliou ainda mais o seu projeto de inclusão, proporcionando
A partir desta quarta-feira (16) começam as apresentações da 18ª Paixão de Cristo do Recife,
Quem passa pelo estádio Aldeião, em Gravataí (RS), aos finais de semana, já pode notar


Mais sobre audiodescrição
Neste ano o Auto da Paixão ampliou ainda mais o seu projeto de inclusão, proporcionando
A partir desta quarta-feira (16) começam as apresentações da 18ª Paixão de Cristo do Recife,
Quem passa pelo estádio Aldeião, em Gravataí (RS), aos finais de semana, já pode notar