Pela luz dos olhos teus – A leitura de imagens quando falta a visão

No próximo sábado (18), a Escola Girassol abre as portas para uma manhã especial com a família. É a "Estação da Leitura 2012", o evento reunirá uma feira de livros com stands de vendas das principais editoras e representantes de livros infantis. Durante a Estação da Leitura vão acontecer exposições, espetáculos de teatro e oficinas.

Feira Literaria Girassol

Veja um resumo das oficinas que vão acontecer durante a Estação da Leitura neste sábado (18), na Escola Girassol.

Educação Infantil

1. The three litle pigs
Encenação da história dos três porquinhos, em inglês, com a participação das crianças, em sala ambientada com as 3 casas dos porquinhos.

2. Zuluê, a galinha reluzente.
Zuluê é uma simpática galinha que aprendeu o valor da sua cor e a beleza que há na diversidade. História contada e cantada com a presença da autora e da personagem do livro: A Galinha Zuluê.

3. Branca de Neve
Contação de histórias da Branca de Neve com fantoches.

4. A velha misteriosa
História encenada por atriz integrante do grupo Nariz de Cogumelo.
Resumo da história: No meio de muitos edifícios havia uma casa, onde morava uma velha misteriosa, sempre às voltas com um caldeirão. As crianças pensam que é uma bruxa. Mas Tião Risonho não acredita nisso e resolve entrar na casa para conhecer a velha pessoalmente.

5. Histórias de um varal
Musical com duas lavadeiras cômicas que contam “causos” com suas bacias e roupas, cantando canções que falam sobre as lavadeiras.

6. Mãos que encantam
Utilizando o recurso do teatro com as mãos as “contadeiras” , trazem dedoches e, com muita diversão, apresentam histórias e canções infantis.

7. Viagem na Leitura
O contador chega com uma mala, convidando os participantes a sentarem-se num tapete e viajarem pelo mundo da imaginação. A história são contadas com os personagens que pulam da mala.

Ensino Fundamental

1. Pela luz dos olhos teus – A leitura de imagens quando falta a visão
Com um Livro Eletrônico, a Consultora da Unesco, Patrícia Braille (Patrícia Silva de Jesus), ensina às crianças a fazer "audioDescrição", com leituras de imagens.

2. "Um barco em meu nome"
Contação interativa da História de Glória Kirinus.
Resumo da História: Mário é um garotinho bastante observador. Um dia, reparando na grafia de seu nome, percebeu que nele moravam o mar e o rio, duas palavras bem especiais. Ele então constatou que ambas eram muito amigas, cada uma com sua respectiva característica: o mar é salgado, o rio é doce. No final da historinha, o menino tem uma agradável surpresa quando sente um balanço nas letras do próprio nome mudá-las de lugar e dar espaço para outra palavra surgir.

3. Severino faz chover
Para a contação da história de Ana Maria Machado serão utilizados materiais e ferramentas estimulando os cinco sentidos.
Severino não tinha nada demais, era parecido com muitos outros. Mas onde ele morava não era muito parecido com outros lugares. Era seco. A terra era seca, cheia de poeira. Então Severino chamou os amigos e começou a pedir um pouco de chuva para as nuvens.

4. A noite assombrada< Contação interativa da história de Sônia Junqueira Resumo da história: Sem um teto para morar, uma moça e sua mãe resolveram dormir na tétrica casa de gemidos. Foi tiro e queda: logo na primeira noite, o fantasma se manifestou, gemendo e chorando. “Eu caio!”, gritava a lúgubre voz, de lá das profundezas. Mas a moça, em vez de fugir, enfrentou a assombração. "Pode cair!", ordenou. E caiu mesmo. "Quer saber o quê?"5. O sumiço da noite
Contação Interativa da história de Daniel Munduruku
Resumo da história: Há muitos dias que a noite não cai na floresta. Homens, mulheres e animais estão agitados, sem conseguir dormir com a falta da escuridão. Até que um curumim diz ao cacique da aldeia que viu duas serpentes conversando na floresta sobre o sumiço da noite. Então o corajoso guerreiro Karu Karu entra na mata sozinho para abordar a chefe das serpentes, a poderosa surucucu, conhecida como a dona da noite. Conseguirá ele convencer a surucucu a devolver a noite? Que perigos terá de enfrentar para trazer de volta o descanso para a aldeia e para os animais da floresta?

6. O menino, o velho e o burro.
Contação interativa da Fábula de Monteiro Lobato com a utilização de música e bonecos de varetas. A história é apresentada pelo animado GRUPO EREOATÁ.

7. Story Land
Oficina em inglês. Com utilização de placas, desenhos e participação das crianças uma história é contada.

8. Contos de Mistério (Teatro de Sombras)
Com o recurso da magia do Teatro de Sombras uma história encantada de lendas africanas é apresentada com muita arte para as crianças.

Fonte: Blog Girassol

Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na


Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na