Espetáculo inclusivo será apresentado em Belém nesta quinta-feira

O Teatro Universitário Cláudio Barradas apresenta às 15h e 19h desta quinta-feira (16), em Belém, o espetáculo "Ninguém mais vai ser bonzinho – em Esquetes", do grupo Os inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade.

Teatro inclusivo

Grupo de teatro Os inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade utiliza diversos recursos de acessibilidade na comunicação durante a apresentação (Foto: Divulgação)

O projeto inclusivo, da ONG Escola de Gente, já apresentou o espetáculo para cerca de 46 mil pessoas, com e sem deficiência. A peça será reapresentada na sexta-feira (17), nos horários de 10h e 14h.

Recursos de acessibilidade na comunicação são utilizados no espetáculo. Intérprete de Libras, legenda eletrônica, audiodescrição das cenas, programas em braile, visita guiada ao cenário, atendimento prioritário para pessoas com deficiência e reserva de assentos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Para o grupo, esses recursos facilitam àqueles que necessitam de ajuda no acesso à informação.

Para as apresentações, a Escola de Gente está mobilizando escolas da rede pública de ensino e viabilizará, inclusive, o transporte dos alunos da escola até o teatro. "A ideia é atrair estudantes da rede pública, com e sem deficiência, para que estes jovens se tornem também disseminadores desses conteúdos", diz Natalia Simonete, coordenadora de Projetos Culturais da Escola de Gente e uma das fundadoras do grupo em 2003.

Além de assistir aos espetáculos, o público também poderá participar de oficinas de teatro, ministradas pelo grupo Os Inclusos e os Sisos, com a supervisão da Escola de Gente. As inscrições podem ser feitas pelo email escoladegente@escoladegente.org.br, com vagas limitadas.

Outros estados já receberam a peça. Depois de Belém, o espetáculo segue rumo ao Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Cada cidade recebe quatro apresentações gratuitas.

Mais informações:

A turnê faz parte da Campanha Teatro acessível: arte, prazer e direitos, lançada em 2011 pela Escola de Gente e pelo Ministério da Cultura como parte das celebrações pelos 10 anos da ONG. Na última década, a Escola de Gente vem trabalhando a favor da inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade na sociedade, especialmente crianças, adolescentes e jovens com deficiência, sensibilizando diretamente para a causa da inclusão cerca de 400 mil pessoas em diversos países de distintos continentes.

Serviço:

Espetáculo Ninguém mais vai ser bonzinho – Em Esquetes.
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546, Umarizal).
Data: 16 e 17 de agosto de 2012.
Hora: 9h às 12h (Oficinas, dia 16), 15h e 19h (apresentações, dia 16), 10h e 14h (apresentações, dia 17). Entrada franca.

Fonte: Portal G1 (PA)

Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma


Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma