Este artigo, intitulado Jornalismo digital deficiente e inconvergente, é fruto de pesquisas iniciais exploratórias, bibliográficas, documentais e de observação netnográficas, que visam problematizar e questionar o modelo do jornalismo digital vigente, que desconsidera a produção de conteúdos acessíveis e com desenho universal.
Através de um resgate histórico e contextual, indicia e aponta a necessidade de uma revisão das práxis jornalísticas para a produção de conteúdos, adotando um novo conceito, uma característica ontológica, básica e fundamental para o jornalismo digital: o "desenho universal".
Este conceito, importado da arquitetura e urbanismo, demonstra transdisciplinarmente, sua aptidão para ser apreendido pelas(os) questões/problemas da comunicação cidadã, principalmente em tempos de sociedade em vias de midiatização potencialmente convergente.
Recomendamos aos nossos leitores que leiam a íntegra desse artigo.
Quem tiver interesse em contribuir com a pesquisa, trocar informações, tiver informações relevantes ou puder colaborar de alguma forma, por favor entre em contato com o pesquisador Marco Bonito através do email: [email protected]
Marco Bonito –
-
Professor da Universidade Federal do Pampa – Unipampa
-
Doutorando em Comunicação Social na UNISINOS
-
Especialista em cultura midiática e cibercultura
-
Pesquisador sobre: "Cultura Midiática, cidadania e tecnologias da informação"
-
Membro do Conselho Gestor de Novas Tecnologias da Informação da Unipampa
-
Consultor em Comunicação Digital e Tecnologias da Informação
-
Registro Profissional de Jornalista: MTB 50.181 / SJCampos