Museu da Bíblia promove o VI Encontro de Pessoas com Deficiência Visual

A Sociedade Bíblica do Brasil promove a edição de 2012 do "Encontro de Pessoas com Deficiência Visual" que será celebrado no dia 22 de setembro, no Museu da Bíblia (MuBi). O evento será comemorativo aos 10 anos da Bíblia em Braile.

"Nestes 10 anos de Bíblia em Braile, o balanço que fazemos é que sempre existe algo a mais a ser realizado, no que se refere à inclusão e acessibilidade. Ao permitir que também os cegos tenham acesso às Sagradas Escrituras, a publicação tem estimulado iniciativas ainda mais desafiadoras, como o desenvolvimento de porções bíblicas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)", ressalta o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert.

A SBB produz, desde 2002, a Bíblia Sagrada completa em braile, na língua portuguesa. De acordo com a SBB, examplares dessa Bíblia são distribuídos gratuitamente a mais de 2,5 mil pessoas cadastradas. "Número que pode ser ampliado com a ajuda de mais pessoas", ressalta a organização. A ajuda pode ser dada tanto na divulgação do projeto como em ofertas que visem a sua manutenção e ampliação.

Em sua sexta edição, o Encontro de Pessoas com Deficiência Visual terá uma programação de palestras e atrações artísticas, utilizando recursos como a audiodescrição e interatividade. Estão previstas palestra e projeção de vídeo sobre os "10 Anos da Bíblia em Braile" e narração da história Davi e Golias.

Os participantes também conhecerão os vencedores do IV Concurso Literário, de contos e poesias, criado pela SBB com o objetivo de estimular a criatividade de autores, com deficiência visual ou não, e incentivar a leitura e a escrita em tinta e em braile. Neste ano, o tema proposto foi Bíblia em Braile em minha vida: 10 anos de história.

Entre as organizações de apoio ao deficiente visual convidadas para o evento, estão Dorina Nowill, Laramara, Cadevi, Adeva, URDV e Instituto de Cegos Padre Chico. A organização com maior número de participantes será premiada.

A SBB disponibilizará transporte gratuito para o local a partir da estação do Metrô Santa Cruz (em frente ao Colégio Arquidiocesano), às 7h15, e da estação de trem de Barueri, às 8 horas.

A Bíblia em Braile

A Bíblia em braile é composta por 38 volumes, com texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, uma tradução que adota estrutura gramatical e linguagem mais próximas da falada pelo brasileiro. Ela foi idealizada com o objetivo de ser mais acessível à maioria das pessoas com deficiência visual, alfabetizadas em braile.

Os volumes da Bíblia em Braile são fornecidos gratuitamente pela SBB aos deficientes visuais cadastrados no programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual. Os inscritos no programa recebem um volume da publicação a cada trimestre.

O programa tem contribuído no processo de inclusão social, desenvolvimento cultural, amparo espiritual e na reabilitação das pessoas com deficiência visual.

Programação

08h00 Cadastramento e café da manhã
08h45 Abertura e boas-vindas
09h00 Apresentação musical
09h30 Palestra "10 Anos da Bíblia em Braile" por Erní Seibert
10h00 Vídeo "10 anos da Bíblia em Braile" , com audiodescrição
10h15 Narração da história "Davi e Golias", com o Grupo Dois na Mala
11h15 Visita a exposição de quadros do artísta Renato Amisy (as obras poderão ser tocadas)
12h30 Premiação do Concurso Literário com entrega de troféus e medalhas
13h00 Encerramento

*Haverá audiodescrição de Lívia Motta em todo o Evento.

Serviço:

Data: 22 de setembro de 2012
Horário: das 8h00 às 13h00
Local: Centro de Eventos – Museu da Bíblia (MuBi)
Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Barueri – SP
Confirmação de presença e mais informações: Tel.: (11) 3474-5733 -3474-5842 – 0800-727-8888

Transporte gratuito para o Centro de Eventos – Museu da Bíblia (MuBi)
Saídas:
• 7h15 na estação do Metrô Santa Cruz (em frente ao Colégio Arquidiocesano)
• 8h00 na estação de trem Barueri

Mais sobre audiodescrição
Neste ano o Auto da Paixão ampliou ainda mais o seu projeto de inclusão, proporcionando
A partir desta quarta-feira (16) começam as apresentações da 18ª Paixão de Cristo do Recife,
Quem passa pelo estádio Aldeião, em Gravataí (RS), aos finais de semana, já pode notar


Mais sobre audiodescrição
Neste ano o Auto da Paixão ampliou ainda mais o seu projeto de inclusão, proporcionando
A partir desta quarta-feira (16) começam as apresentações da 18ª Paixão de Cristo do Recife,
Quem passa pelo estádio Aldeião, em Gravataí (RS), aos finais de semana, já pode notar