Museu Índia Vanuíre lança projeto de acessibilidade durante 6ª Primavera dos Museus

Aplicativos multissensoriais como maquetes táteis, réplicas de objetos tridimensionais e multimídia com audiodescrição e Libras, entre outros, integram o Programa de Acessibilidade do Museu Índia Vanuíre.

Como parte da programação especial da 6ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), durante o mês de setembro, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrado em convênio com a ACAM Portinari, em Tupã, lançará o seu projeto de acessibilidade para a Exposição Tupã Plural.

O material, que conta com aplicativos multissensoriais compostos por maquetes táteis do edifício do Museu Índia Vanuíre e de uma terra indígena, réplicas tridimensionais de objetos da exposição, aplicativos multimídia para documentários com audiodescrição e janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais), contempla os públicos que possuem deficiência visual, auditiva, intelectual ou múltiplas deficiências.

A apresentação do material será dividida em três etapas. A primeira, que acontece no dia 27 de setembro (quinta-feira), visa capacitar a equipe do Museu Índia Vanuíre. As outras duas , que acontecem no dia 28/9 (sexta-feira), apresentarão o material para profissionais de instituições que atendem pessoas com deficiências e especialistas de museus da região.

A programação do evento traz, ainda, atividades voltadas ao público universitário. No dia 25/9, o potencial educativo do Museu Índia Vanuíre será debatido com os alunos de pedagogia da Faccat (Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas), às 20h. Já no dia 27/9, os alunos do curso de extensão da Unesp (Universidade Estadual Paulista) participarão de uma visita guiada ao museu. Para encerrar, no dia 28/9, o público poderá conferir o coral da Fadap (Faculdade de Direito da Alta Paulista), que se apresenta no auditório do museu, às 19h30.

O Museu Índia Vanuíre está localizado na Rua Coroados, nº 521, Centro. Outras informações podem ser obtidas por telefone (14) 3491-2333.

Fonte: Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa



Mais sobre audiodescrição