Cineclubes, espaço do povo para o povo – inclusive com deficiência

Na busca do reconhecimento e do fortalecimento de um circuito cultural alternativo de Cineclubes na região de São Carlos, interior de São Paulo, o "Festival CONTATO", em parceria com os Cineclubes- Cine Rádio UFSCar, Cine+Sentidos, Cine ConsumoSol, Cine Veracidade, Cine Psiquê e THCine-, promovem neste mês de OUTUBRO a criação de um Circuito de Cineclubes em parcerias para muito além do CONTATO.

A proposta deste Circuito é que através do mapeamento das sedes e/ou locais de exibição de cada curadoria se crie um Mapa Temático em que a população de São Carlos não só reconheça alguns dos agentes criadores destes espaços em sua cidade, mas também entre em contato com a possibilidade de co-criar com seus propositores ao longo de todo o ano.

Dentre as parcerias instituídas estão o Cine+Sentidos junto do Cine Psiquê, o Cine Rádio UFSCar junto do THCine e o Cine Veracidade junto do Cine ConsumoSol. A serem realizadas através de uma parceria entre seus curadores, as sessões tem a intenção de não só dar visibilidade aos Cineclubes da região, mas também dar início a construção solidária de uma rede de Cineclubes.

É nesse sentido que no dia 17 de OUTUBRO acontecerá a realização de uma Pós-TV – um debate livre em espaço aberto na Cúpula Geodésica em frente à Rádio UFSCar transmitido via internet pelo canal do "Festival CONTATO" – que abordará o tema Redes de Audiovisual e Cineclubismo em que estarão presentes, dentre outros convidados, grupos Cineclubistas da cidade de São Carlos.

Que tal conferi-las?

Cine+Sentidos + Cine Psiquê

Cine Psiquê

Parte constituinte da programação da Semana do Livro em São Carlos, o filme "MUTUM" faz parte de um arsenal de filmes que possibilitam, através de uma audiodescrição adaptativa, a inclusão de deficientes visuais nas práticas cineclubistas. Traga a sua venda. Brinque com seus sentidos. E faça CONTATO.

Local: Cine São Carlos
Horário: 15 horas

Rádio UFSCar + THCine

THCine Anacronismo

Um conjunto de notícias emblemáticas. Personagens típicos. Reações questionáveis. Da liberdade individual a transformação social, afinal, qual o papel da descriminalização das drogas frente à saúde pública e a segurança pública? Não importa se você é usuário ou não, entre em CONTATO com esta realidade real e comum a todos.

Local: Rádio UFSCar
Horário: 18 horas

Cine Veracidade + Cine ConsumoSol

Sonho Tcheco - cartaz do filme

O consumismo alienado e o poder de manipulação da mídia são os temas centrais deste documentário. Em cinco anos, inúmeros hipermercados foram construídos na República Tcheca e a população do antigo país socialista apaixonou-se pelo consumo. Uma mudança drástica para um povo que há poucos anos dormia em filas para comprar produtos de primeira necessidade. Em tom crítico, o filme lança a campanha de um novo e enorme supermercado fictício que promete os melhores produtos e preços para uma vida melhor e expõe o quanto somos submetidos ao desejo de consumir por parte de um mercado reflexo de toda uma indústria cultural.

Local: Veracidade
Horário: 20 horas

Saiba mais sobre o Cine+Sentidos:

Fonte: Festival Cineclubes

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo