Cinemark anuncia audiodescrição em todas as suas salas

A rede Cinemark, um dos maiores grupos de salas de cinema do mundo, anunciou que está oferecendo a opção de audiodescrição para pessoas cegas ou de baixa visão, em todos os seus cinemas. Mas na Califórnia.

Cinemark

A instalação de sistemas de audiodescrição em toda rede Cinemark em conjunto com a conversão da cadeia para um formato totalmente digital está bem encaminhada e, segundo a rede, todos os cinemas Cinemark na Califórnia já tem capacidade de receber tal sistema.

Na descrição em áudio (também conhecido como narração descritiva) um narrador fornece descrição vocal dos principais aspectos visuais de um filme, tais como descrições de cenários, expressões faciais, figurinos e cenários e das cenas descritas de forma audível durante pausas naturais nso diálogos.

A narração desses elementos é, então, inserida na trilha sonora do programa ou filme, para que a versão final tenha uma trilha de áudio e outra de narração descritiva.

A descrição, que é fornecida pelos estúdios de cinema, só está disponível para os componentes do público que optarem em receber através de fones de ouvido e de um receptor pessoal fornecidos no cinema.

O Conselho de Cegos da Califórnia (CCB), uma organização de defesa do consumidor cego ou com baixa visão, aplaudiu o compromisso do Cinemark que, na Califórnia, tem trabalhado em conjunto com os associados do CCB.

Para Donna Pomerantz, Presidente do CCB, esta iniciativa (da audiodescrição ) permitirá, pela primeira vez, disponibilizar a exibição de filmes disponíveis a milhões de pessoas cegas e com baixa visão que merecem participar desta experiência quintessencial da cultura americana.

"O Cinemark teve o prazer de colaborar com o CCB", disse Michael Cavalier, do Conselho Geral e Vice-Presidente Sênior do Cinemark dos EUA. "A conversão para o cinema digital tem facilitado o desenvolvimento de sistemas de audiodescrição". Segundo Cavalier, o Cinemark tem, agora, uma plataforma que facilita a implementação completa de um sistema de audiodescrição viável.

Michael Archer, vice-presidente da Digital Cinema, responsável pela implementação do sistema de audiodescrição na rede Cinemark, observou que sua empresa trabalhou intensamente para conseguir criar uma alternativa viável, um sistema de alta qualidade de audiodescrição compatível com o cinema digital.

O Cinemark informa que será capaz de oferecer audiodescrição em todos os seus cinemas até meados de 2013.

(Fonte: Saúde Visual, com informações de Cinemark Holdings, Inc.)

Mais sobre audiodescrição
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo
Em 2017, 50% dos cinemas das redes com mais de 21 salas deverão estar equipados


Mais sobre audiodescrição
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo
Em 2017, 50% dos cinemas das redes com mais de 21 salas deverão estar equipados