Grupos do RN se apresentam na I Mostra BNB de Dança no Ceará

O Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza realiza durante este mês de outubro a I Mostra BNB de Dança, de hoje (dia 9) até o dia 31, com a participação de cinco espetáculos – sendo três cearenses e dois potiguares: "Si-La-Bas C. Dança" e "Domínio Cia. de Dança".

Conheça a seguir a sinopse e a cronologia dos espetáculos:

I MOSTRA BNB DE DANÇA

Nada Além da Embalagem

Experimentus Cia. de dança (Fortaleza-CE)

Dia 09, ter, 15h e 18h

O espetáculo faz uma crítica sobre as escolhas da sociedade, realizando um contraponto entre aparência e essência. Na montagem, utiliza-se um tema contemporâneo, como o consumo – simbolizado pela embalagem – para, a partir daí, ampliar a discussão para os desdobramentos que ele pode ter na vida de uma pessoa. Esta será a primeira vez que o grupo trabalhará a nudez em cena como mais um recurso alusivo ao tema. Direção: Paulo Lima. Classificação: 16 anos. 45min.

Sente-se

[Si-La-Bas] C. Dança (Natal-RN)

Dias 10, qua, e 11, qui, 15h e 18h

Sente-se, conta a história de um casal, juntos há 70 anos, que vive isolado em um farol. Uma grande conferência, por eles organizada, quebra a monotonia cotidiana de suas existências. A chegada dos convidados dá início a um jogo entre o irracional e o racional, entre sonho e realidade. Concepção e direção: Mauricio Motta. Coreógrafos: Anízia Marques e Mauricio Motta. Elenco: Anízia Marques e Mauricio Motta. Classificação: 12 anos. 55min.

Sakura Matsuri: o Jardim das Cerejeiras

Teatro Mimo (Fortaleza-CE)

Dias 16, ter, e 18, qui, 15h e 18h

O espetáculo é composto de três quadros: a criação do mundo, a travessia e o jardim de cerejeiras, e nele versamos sobre o surgimento do mundo e o eterno ciclo de passagens do que se faz presente no efêmero das relações. Dramaturgia e direção: Tomaz de Aquino. Elenco: Tomaz de Aquino, Felipe Abreu, Kardec Miramez, Victor Hugo Portela, Rafaela Diógenes, Fátima Muniz, Maurileni Moreira, Geane Albuquerque, Goretti Smarandescu, Imaculada Gadelha. Classificação: 14 anos. 50min.

O Coração de Anne de Bretagne

Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo (Fortaleza-CE)

Dias 17, qua, e 19, sex, 15h e 18h

O espetáculo reúne então a nossa identidade brasileira, nossa movimentação cênica, e a identidade cultural da Bretanha francesa. O objetivo é proporcionar um encontro com a musicalidade da França medieval e artistas brasileiros numa roupagem de dança contemporânea. Direção, Concepção Cênica e Roteiro Final: Mônica Marçal Domine. Classificação: Livre. 55min.

Pequenas Partes de um Instante

Domínio Cia. de Dança (Natal-RN)

Dias 30, ter, e 31(*), qua, 15h (*) e 18h

O mote principal permeia os pequenos momentos que nos pegam de surpresa, aquele que nos faz ter a representação do que mais nos chama a atenção. O espetáculo é um coro de canto de quem dança. Direção artística: Edeilson Matias. Coreógrafo: Gleidson Vigne. Maitre ensaiador: Francisco Júnior. Elenco: Ana Maria Vasconcelos, Franklin Gadelha, Isadora Duarte, Luciene Medeiros, Monir Herts, Tadeanne Dias, Weller Pinheiro. Classificação: Livre. 50min.

(*) Essa apresentação contará com o apoio do Projeto SuperAção, que promove audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Entrevistas e informações adicionais:

• Rildete Ribeiro (coordenadora de Artes Cênicas do CCBNB-Fortaleza) – (85) 3464.3178 rildetegr@bnb.gov.br

. Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / lucianoms@bnb.gov.br

Fonte: Assesso RN

Mais sobre audiodescrição
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo
Amantes do cinema francês têm a oportunidade de acompanhar até o dia 22 de junho


Mais sobre audiodescrição
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo
Amantes do cinema francês têm a oportunidade de acompanhar até o dia 22 de junho