Grupos do RN se apresentam na I Mostra BNB de Dança no Ceará

O Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza realiza durante este mês de outubro a I Mostra BNB de Dança, de hoje (dia 9) até o dia 31, com a participação de cinco espetáculos – sendo três cearenses e dois potiguares: "Si-La-Bas C. Dança" e "Domínio Cia. de Dança".

Conheça a seguir a sinopse e a cronologia dos espetáculos:

I MOSTRA BNB DE DANÇA

Nada Além da Embalagem

Experimentus Cia. de dança (Fortaleza-CE)

Dia 09, ter, 15h e 18h

O espetáculo faz uma crítica sobre as escolhas da sociedade, realizando um contraponto entre aparência e essência. Na montagem, utiliza-se um tema contemporâneo, como o consumo – simbolizado pela embalagem – para, a partir daí, ampliar a discussão para os desdobramentos que ele pode ter na vida de uma pessoa. Esta será a primeira vez que o grupo trabalhará a nudez em cena como mais um recurso alusivo ao tema. Direção: Paulo Lima. Classificação: 16 anos. 45min.

Sente-se

[Si-La-Bas] C. Dança (Natal-RN)

Dias 10, qua, e 11, qui, 15h e 18h

Sente-se, conta a história de um casal, juntos há 70 anos, que vive isolado em um farol. Uma grande conferência, por eles organizada, quebra a monotonia cotidiana de suas existências. A chegada dos convidados dá início a um jogo entre o irracional e o racional, entre sonho e realidade. Concepção e direção: Mauricio Motta. Coreógrafos: Anízia Marques e Mauricio Motta. Elenco: Anízia Marques e Mauricio Motta. Classificação: 12 anos. 55min.

Sakura Matsuri: o Jardim das Cerejeiras

Teatro Mimo (Fortaleza-CE)

Dias 16, ter, e 18, qui, 15h e 18h

O espetáculo é composto de três quadros: a criação do mundo, a travessia e o jardim de cerejeiras, e nele versamos sobre o surgimento do mundo e o eterno ciclo de passagens do que se faz presente no efêmero das relações. Dramaturgia e direção: Tomaz de Aquino. Elenco: Tomaz de Aquino, Felipe Abreu, Kardec Miramez, Victor Hugo Portela, Rafaela Diógenes, Fátima Muniz, Maurileni Moreira, Geane Albuquerque, Goretti Smarandescu, Imaculada Gadelha. Classificação: 14 anos. 50min.

O Coração de Anne de Bretagne

Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo (Fortaleza-CE)

Dias 17, qua, e 19, sex, 15h e 18h

O espetáculo reúne então a nossa identidade brasileira, nossa movimentação cênica, e a identidade cultural da Bretanha francesa. O objetivo é proporcionar um encontro com a musicalidade da França medieval e artistas brasileiros numa roupagem de dança contemporânea. Direção, Concepção Cênica e Roteiro Final: Mônica Marçal Domine. Classificação: Livre. 55min.

Pequenas Partes de um Instante

Domínio Cia. de Dança (Natal-RN)

Dias 30, ter, e 31(*), qua, 15h (*) e 18h

O mote principal permeia os pequenos momentos que nos pegam de surpresa, aquele que nos faz ter a representação do que mais nos chama a atenção. O espetáculo é um coro de canto de quem dança. Direção artística: Edeilson Matias. Coreógrafo: Gleidson Vigne. Maitre ensaiador: Francisco Júnior. Elenco: Ana Maria Vasconcelos, Franklin Gadelha, Isadora Duarte, Luciene Medeiros, Monir Herts, Tadeanne Dias, Weller Pinheiro. Classificação: Livre. 50min.

(*) Essa apresentação contará com o apoio do Projeto SuperAção, que promove audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Entrevistas e informações adicionais:

• Rildete Ribeiro (coordenadora de Artes Cênicas do CCBNB-Fortaleza) – (85) 3464.3178 rildetegr@bnb.gov.br

. Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / lucianoms@bnb.gov.br

Fonte: Assesso RN

Mais sobre audiodescrição
Assistir as produções cinematográficas está cada vez mais ao alcance das mãos. Eu mesmo tenho
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre


Mais sobre audiodescrição
Assistir as produções cinematográficas está cada vez mais ao alcance das mãos. Eu mesmo tenho
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre