Lançado o audiolivro FemininoS, com audiodescrição das ilustrações

Um livro de poesias publicado com duas estruturas editoriais simultâneas na mesma obra: em áudio(por meio de canções e poemas recitados, gravados em CD) e em forma de encarte ilustrado por obras de arte, com impressão em papel cartonado.

Lançamento do livro "Femininos" - cartaz

PraCegoVer: Luiz Barros sentado, de pernas cruzadas, tendo ao seu lado uma foto da capa do livro

Este é o conceito inovador do audiolivro "FemininoS", primeiro lançamento do poeta Antonio Barros, pseudônimo do enófilo e empresário niteroiense Luiz Barros, diretor da distribuidora de vinhos Cais de Icaraí. A obra literária sonora e ilustrada chegou ao mercado na segunda-feira, 12 de novembro de 2012, quando o autor brindou os convidados com um Vin D’Honneur, das 19h às 22h, na Casa da Amizade – Rua Murilo Portugal, 1130 – São Francisco – Niterói/RJ.

Luiz Barros

PraCegoVer: Luiz Barros na sessão de autógrafos com uma garrafa de vinho ao seu lado

Inovação no mercado editorial niteroiense: 2 em 1

"A idéia inicial de produzir um livro de poesias deu lugar à produção de um áudio-livro ilustrado que contém simultaneamente poesia, música e imagens. A base da obra são 34 poesias: 33 de minha autoria – das quais sete foram musicadas, enquanto outras 26 são declamadas por mulheres que fazem parte da minha vida. A 34ª poesia é de autoria de meu pai, Affonso Barros, a quem presto uma homenagem; esta, eu mesmo fiz questão de recitar", explica Barros.

"Para cada uma das 34 poesias foi criada uma obra de arte visual bidimensional exclusiva, conteúdo que deu origem a um encarte composto por 34 lâminas cartonadas, impressas em cor, medindo 10 cm de largura por 15 cm de altura cada, com impressão em frente e verso, sendo de um lado uma poesia e do outro uma obra de arte. Para dar conta de acolher todos os elementos que integram o produto, a opção foi utilizar uma caixa de DVD, na qual, além de um Compact Disc com todo o conteúdo sonoro do audiolivro, também estão encartadas as 34 lâminas cartonadas. Desse modo, com um produto tanto em áudio quanto impresso, minha poesia pode ser ouvida – no carro, em casa, em todo lugar – como também pode ser lida e, as imagens, contempladas. E, ainda, cada lâmina poético-artística pode ser um presente, por exemplo…", prossegue o autor.

Produto genuinamente niteroiense

Toda a produção de "FemininoS" é genuinamente niteroiense. "Para criar as obras de arte que ilustram o audiolivro e também para elaborar toda a programação visual da obra, convidei a artista plástica niteroiense Teresa Moura. As músicas são interpretadas pela cantora niteroiense Gisela Peçanha. O conteúdo em áudio registrado no CD é resultado de mais de um ano de trabalho no estúdio Upside, do violonista niteroiense Mauro Costa Júnior. E, o fato de a obra estar contida em um audiolivro – que torna minha obra acessível e acessável para todas as pessoas – é resultado da parceria com a niteroiense Verônica Mattoso, jornalista, produtora de eventos e Mestre em Ciência da Informação, a quem fiz o convite para cuidar da Acessibilidade em Arte para pessoas com deficiência visual", complementa Antonio Barros.

Obra acessível e acessável para todos

A fim de tornar todas as ilustrações de "FemininoS" acessíveis e acessáveis também para pessoas com deficiência visual, após o lançamento do audiolivro, será produzida uma exposição de artes homônima, aberta a público, com entrada franca, quando todas as 34 obras de arte serão expostas com áudio-descrição. Por ora, como o primeiro passo para contribuir para o acesso das pessoas com deficiência visual a conteúdos imagéticos relativos à obra, estarão disponíveis na FAN PAGE do livro, a áudio-descrição das imagens da capa, da contra-capa, da lombada e da parte interna da caixa do audiolivro, incluindo a imagem de identificação do CD.

Fonte: Focus – Portal Cultural

Mais sobre audiodescrição
No livro Audiodescrição na Escola: Abrindo Caminhos para Leitura de Mundo, Lívia nos conduz pelo
O livro Audiodescrição: Práticas e Reflexões nasce do desejo e da necessidade de observarmos o
O cinema, essa máquina de produzir imagens e fomentar a imaginação, é um ambiente que


Mais sobre audiodescrição
No livro Audiodescrição na Escola: Abrindo Caminhos para Leitura de Mundo, Lívia nos conduz pelo
O livro Audiodescrição: Práticas e Reflexões nasce do desejo e da necessidade de observarmos o
O cinema, essa máquina de produzir imagens e fomentar a imaginação, é um ambiente que