Exposição Arte Para Sentir no SESC-MA

Tato, paladar, olfato, audição e visão são os sentidos responsáveis pela percepção. Eles propiciam ao ser humano o relacionamento com o ambiente ao seu redor e com os vários aspectos da forma, cor, espaço e movimento. Explorando os diferentes níveis da percepção sensorial, além do plano visual, a Galeria de Arte do Sesc abre as portas no período de 13 de novembro a 6 de dezembro, para a instalação artística da maranhense Adrianna Karlem intitulada "Labirinto de Sensações: universo de memórias".

A Instalação integra o Projeto Mãos a Obra que completa 16 anos de realização dentro do Programa de Arte Educação Inclusiva que ao longo dos anos vem realizando uma ação transformadora e comprometida com a diversidade humana e a aceitação das diferenças por meio de diversas ações formativas que se iniciam a partir da abertura da mostra.

Em novembro, a vernissage da instalação acontece no dia 12 de novembro, a partir das 18h30, com um momento em que os visitantes podem conhecer e dialogar com a artista Adrianna Karlem e entender todo o processo de concepção de "Labirinto de Sensações".

Ações paralelas, oficinas e workshops também integram a programação do projeto. A primeira atividade é o Workshop "Libras: uma conversa possível" no dia 13, terça-feira, das 14h às 18h, ministrado pela arte educadora Rosana Rocha.

No dia 14, quarta-feira, o professor PhD Evandro Guimarães, da UFMA ministra a palestra "Designer Inclusivo e Tecnologia Assistiva", na Galeria de Arte, às 18h. Interessados devem se inscrever, pois serão disponibilizadas apenas 20 vagas.

A técnica em Cultura responsável pela Galeria de Arte, Paula Barros promove na segunda-feira, 19, uma palestra sobre "Mediação Cultural Inclusiva", às 18h30, para falar sobre todo o processo de sistematização e concepção de um projeto de inclusão. A palestra também é para inscritos e serão disponibilizadas apenas 25 vagas.

Duas oficinas compõem o projeto. A primeira no dia 20, terça-feira, sobre "Recursos Didáticos Adaptados para alunos com deficiência visual", com as ministrantes Angélica M. Siqueira Cunha (UFMA) e Mayk da Silva Machado (UFMA), na Galeria de Arte, das 14h às 18h e "Braille", com Elizabete Fonseca de Lima (Núcleo de Acessibilidade – UFMA), no dia 22, no mesmo horário. Ambos para 20 participantes inscritos.

O já tradicional Núcleo Experimental de Estudos em Artes Plásticas será voltado para a temática do mês e acontece no dia 23, sexta-feira, às 18h30, com o título "Arte, cultura visual e deficiência: problemas e possibilidades no contexto escolar", sendo mediado pela professora especialista Beatriz de Jesus Sousa.

Outro workshop promete envolver os participantes nesse contexto de inclusão na prática. É o de "Leitura tátil e audiodescrição", promovido pelo professor José Raimundo Jr. do Departamento de Arte da UFMA e por Raphael Brito, do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho no dia 29, das 15h às 18h, na Galeria de Arte. Esta atividade é aberta para 15 participantes.

As ações não se restringem ao espaço do Sesc. Por meio da realização de oficinas educativas inclusivas de Móbile, Modelagem, Mosaico, Colagem e Cologravura, as arte educadoras Dinalva dos Anjos, Layo Bulhão, Samia Viana e Suzana Melo estarão envolvendo pessoas de várias comunidades na temática.

Para participar das atividades do Projeto, ou visitar a Instalação Artística "Labirinto de sensações: universo de memórias" basta ligar para (98) 3216-3830 ou enviar e-mail para galeriadeartesescma@gmail.com.

Fonte: SESC-MA

Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por


Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por