O Legado da Coruja: com audiodescrição no Centro Cultural Banco do Nordeste

O projeto "O Legado da Coruja" é de autoria do cineasta francês Chris Marker, cuja trajetória de trabalho já soma mais de 60 anos. Embora seja um dos seus projetos menos conhecidos, é um dos mais instigantes, pois tem como foco conceitos ou questões surgidos na Grécia Antiga que persistem importando como elementos organizadores do pensamento corrente no mundo ocidental. A coruja, animal que simboliza a busca por conhecimento, aparece como guia nessa jornada.

Hoje (29), alunos, professores e associados da Associação dos Cegos do Estado do Ceará (ACEC), entidade coordenada pela Prof.ª Elinalva Alves, visitarão a exposição com o apoio da audiodescrição, mais uma atividade realizada pelo Projeto SuperAção do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), produzido pelos audiodescritores Bruna Leão e Klístenes Braga.

Além do filme "O Legado da Coruja", que aborda os temas Simpósio, Olimpíadas, Democracia, Nostalgia, História, Matemática, Logomarca, Música, Cosmogonia, Mitologia, Misoginia, Tragédia e Filosofia em seus 13 episódios, os visitantes poderão desfrutar ainda de jornais, revistas, livros, mapas e outros vídeos, que servirão de suporte para um debate sobre o artista e a crise atual na Europa, buscando refletir e discutir sobre fraturas do mundo atual a partir dessa singular produção do artista feita há mais de duas décadas.

SOBRE A EXPOSIÇÃO, por Moacir dos Anjos, Curador

Apontada pelo Banco Central Europeu e pela União Europeia como uma das maiores responsáveis pela progressiva fragilização do padrão monetário europeu, a Grécia tem sido constantemente ameaçada de ser excluída da Zona do Euro e, por vezes, também da Comunidade Europeia. Para evitar esse desfecho traumático para todos, tem sido obrigada a penalizar gravemente a sua população mais desprotegida, garantindo assim os ganhos dos bancos que financiaram o endividamento do país e que muito lucraram com isso.

É irônico, senão paradoxal, que justamente o país cuja cultura mais contribuiu para a ideia de um mundo que se quer proteger do colapso esteja sendo culpabilizado pela crise que se abate sobre ele hoje. E que seja por meio da adoção de políticas que levam à redução do crescimento, ao desemprego e ao desmonte de políticas de amparo social que se busque preservar uma ideia de coesão econômica, social e política na Europa inteira.

A exposição "O LEGADO DA CORUJA" dá seguimento ao projeto Política da Arte, desenvolvido pela Coordenação de Artes Visuais da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA) da Fundação Joaquim Nabuco e a parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste.

SERVIÇO

O Legado da Coruja, Chris Marker

Visitação com audiodescrição: 29/11/12, às 16 horas

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 941, Centro, Fortaleza, Ceará

Produção SuperAção: Klístenes Bastos Braga – Audiodescrição e Produção Cultural Acessível

Audiodescritores: Bruna Leão e Klístenes Braga

Contatos: (85) 8636.7200 / 8657.9021 / kbbraga@hotmail.com

Fonte: ATAV Brasil

Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por


Mais sobre audiodescrição
Pai da Aviação e Patrono da Força Aérea Brasileira, Alberto Santos Dumont tem sua vida
Fotografias que ficaram guardadas por anos e objetos pessoais do fotógrafo amador Alberto de Sampaio
Além da Pele: A Beleza da Alma e da Família é uma exposição composta por