Livro trará orientações para produção de produtos culturais acessíveis

No começo do ano Liliana Tavares convidou um grupo de profissionais da área de inclusão para fazer uma compilação sobre acessibilidade voltada para produtos culturais. O resultado foi a aprovação no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), patrocinado pela Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.

A nova dimensão cultural

Com o advento de novas tecnologias, de caráter assistivo, as pessoas passaram a ter a possibilidade de compartilhar das mesmas ferramentas. Vivemos um momento de mudanças em nossa sociedade e gradualmente a exclusividade dá espaço à igualdade.

Audiodescrição em estádios de futebol: parabéns UFMT!

O Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) teve seu projeto lançado no final de setembro e recebeu diversos elogios do Crea-MT (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) por atender a todas as recomendações de acessibilidade.

Inclusão e diversão marcam encerramento do ano na Associação de Deficientes Visuais

Muito além de qualquer preconceito, os integrantes da Associação de Deficientes Visuais realizou na tarde de ontem a sua festa de encerramento de 2012. Reunidos em Santa Thereza, o grupo desfrutou do passeio junto com 15 alunos do primeiro ano da escola municipal Nicanor Peña. Os novos amigos conferiram filmes com audiodescrição que participaram do Festival Internacional da Fronteira, e desfrutaram da calma que o Centro Histórico oferece.

Cegos puderam apreciar mega espetáculo natalino

"Glorioso", o concerto de Natal que o Governo do Estado apresentou nesta terça-feira (25 de dezembro), às 18h, no Largo de São Sebastião, levou a plateia amazonense a uma viagem que alimenta a crença no espírito natalino.

Yves Goulart fala sobre Além da Luz no Globo Notícia Américas

O "Globo Notícia Américas", com a jornalista Mila Burns, traz uma entrevista com o cineasta Yves Goulart sobre o documentário "Além da Luz", que teve o lançamento do DVD no dia 30 de novembro de 2012, em Nova York.
Entrevista publicada: Domingo, 16 de dezembro de 2012, na Globo Internacional em Nova York.

Associação de Cegos participa de evento nacional sobre audiodescrição

A Associação dos Cegos em Juiz de Fora foi representada por diversos colaboradores no 2º Encontro Nacional de Audiodescrição, realizado entre os dias 13 e 15 de dezembro, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participaram cerca de 200 pessoas, incluindo estudantes, profissionais e pesquisadores de diversos estados do Brasil.

Feliz Natal dos Amigos Pra Valer!

A Construção de um Sonho

Ao longo desses quatro anos fomos construindo um sonho: a construção da Organização Amigos pra Valer! Uma construção que está cada vez mais sólida e mais bonita.

Acessibilidade na Comunicação: Orientações Gerais

O acesso à comunicação pelas pessoas com deficiência está garantido na Convenção da ONU que trata dos direitos da Pessoa com Deficiência: "Comunicação” abrange as línguas, a visualização de textos, o Braille, a comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos de multimídia acessível, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizada e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, inclusive a tecnologia da informação e comunicação acessíveis;".