2º Encontro Nacional de Audiodescrição começa amanhã

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará o 2º Encontro Nacional de Audiodescrição. O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, visa incentivar os trabalhos na área por meio de discussões em palestras e oficinas, buscando aproximar o uso prático desse recurso e ampliar o entendimento dos participantes nos benefícios que ele proporciona às pessoas com deficiência.

O Encontro acontecerá de quinta-feira, dia 13, até sábado, 15, no prédio Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia, no campus, quando será realizado, também, o 3º Encontro de Assessibilidade, organizado pela Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi) da UFJF. A expectativa é de participação de cerca de 200 pessoas, entre estudantes e profissionais de comunicação, professores e representantes das redes pública e privada.

Segundo a assessora do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (Gime), Tatiane Hilgemberg Figueiredo, o evento será crucial para tornar visível as necessidades e ampliar as discussões acerca da acessibilidade não só dentro da Universidade, mas na sociedade como um todo.

Além de contar com professores e profissionais de todos os segmentos, as palestras e as mesas-redondas também serão apresentadas por representantes dos ministérios da Cultura, das Comunicações e do Trabalho, oferecendo um panorama sobre as atuais políticas públicas para incentivar a ampliação do uso da audiodescrição nos diversos ramos da comunicação.

"O evento vai ao encontro dos objetivos da Caefi de melhorar as condições de acesso e permanência das pessoas com deficiência na UFJF; assessorar os cursos de graduação e pós-graduação, bem como outros setores da Universidade, a fim de atender às atuais demandas legais; apoiar projetos que produzam conhecimentos e alternativas que promovam a melhoria das condições de ensino e aprendizagem na área; e apoiar a implementação de projetos envolvendo acessibilidade. Da mesma forma, o Gime tem como um de seus maiores motes a pesquisa em questões inclusivas, e este encontro será um momento ideal para que tais discussões tomem impulso dentro das universidades", ressaltou Tatiana.

Clique aqui para conferir a programação completa do 2º Encontro Nacional de Audiodescrição

Outras informações: (32) 2102-3944 (Caefi), e (32) 2102-3283 (Gime)

Fonte:

Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi)

Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino à Distância (Gime)

Mais sobre audiodescrição
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017
O Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP promove no dia 24/04/16 a Oficina Fundamentos


Mais sobre audiodescrição
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na
O 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição acontece de 26 a 29 de abril de 2017
O Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP promove no dia 24/04/16 a Oficina Fundamentos