No começo do ano Liliana Tavares convidou um grupo de profissionais da área de inclusão para fazer uma compilação sobre acessibilidade voltada para produtos culturais. O resultado foi a aprovação no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), patrocinado pela Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.
O livro "Notas Proêmias: acessibilidade comunicacional para produções culturais" tem o objetivo de orientar as pessoas que trabalham e estudam no campo da arte e da cultura (produtores, artistas, técnicos, professores e alunos) sobre como tornar um produto cultural acessível na área de comunicação, particularmente no que tange à participação de pessoas com deficiência visual ou auditiva em espetáculos, mostras ou em qualquer evento artístico cultural, bem como incentivar as pessoas com deficiência a se tornarem produtores culturais.
O livro contará com recursos de acessibilidade como por exemplo: além de ser impresso em tinta e em Braille, terá um DVD com o texto gravado – audiobook, aberto para leitura de tela, com audiodescrição e com tradução em libras. A distribuição será gratuita e o lançamento está previsto para Julho.
Tem o apoio da Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência – SEAD e da Biblioteca Pública Estadual.
Autores:
Liliana Tavares (org.);
Andreza Nóbrega;
Ernani Ribeiro;
Fabiana Tavares;
Gabriela Carvalho;
Romeu Kazumi Sassaki
Fonte: email enviado para o blog