Projeto do Senado garante a deficientes visuais e auditivos filmes adaptados nos cinemas

Pessoas com deficiência visual ou auditiva poderão ter mais uma conquista em seu direito à acessibilidade. Um projeto de lei do Senado torna obrigatória a apresentação de obras cinematográficas adaptadas, com a utilização de audiodescrição e de legendagem em português em filmes nacionais. O PLS 122/2011 está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), com parecer favorável do relator, o senador Anibal Diniz (PT-AC).

Pro Nosso Destino Mandar: com audiodescrição e Libras

Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Oficina Meta Cultural, Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes convidam para a apresentação do musical: "Pro Nosso Destino Mandar", com recursos de Libras e Audiodescrição.

Comunicação acessível para o desenvolvimento inclusivo

A acessibilidade comunicacional ainda é considerada como uma das linhas de pesquisa e de atuação na área da Comunicação. Uma das políticas de comunicação que vêm fomentando a atenção para esse tipo de acessibilidade é a política de acessibilidade na televisão brasileira.

EBC divulga audiodescrição na Campus Party 2013

A EBC continua em pleno vapor na cobertura da Campus Party. Nesta quarta-feira (30), promoveremos uma oficina de criação de roteiro audiodescrito com Diego Oliveira (@luigishow), criador do blog Legenda Sonora (@legendasonora).

Estudantes elaboram manual de acessibilidade para televisão

A preocupação em tornar acessíveis às programações da televisão brasileira, além da curiosidade em saber se existia algum mecanismo de acesso destinado a pessoas com deficiência visual e auditiva, levou duas estudantes de Jornalismo do Centro Universitário do Norte (Uninorte), a desenvolverem uma pesquisa sobre as ferramentas que as TVs da região dispõem para inserir esse determinado público.

Documentário Olhares será exibido na TVE para todo Rio Grande do Sul

O documentário "Olhares" será exibido em "Recortes", faixa especial de documentários da TVE, para todo o Rio Grande do Sul no próximo dia 2 (sábado), às 22h, com reprise no dia 6 (quarta-feira) às 23h30. A TVE é a emissora pública do Estado, canal aberto, sintonizada pelo canal 7 em Porto Alegre.

Oficineiros descreverão peças para a Exposição Sobre Paurillo Barroso

A oficina irá capacitar pessoas interessadas em ter acesso aos princípios da arte de audiodescrever peças de exposição para pessoas com deficiência visual, objetivando audiodescrever 20 peças que irão compor a "Exposição sobre Paurillo Barroso", que será montada no Museu da Imagem e do Som de Fortaleza em abril de 2013.