Programadora Brasil: mais 10 títulos com audiodescrição e caption em 2013

A partir de fevereiro, 144 filmes organizados em 39 DVDs passam a fazer parte do catálogo da Programadora Brasil. A coleção alcança 969 títulos, que proporcionam um painel da cultura brasileira e possibilitam olhares singulares sobre determinados temas, situações ou personagens.

Nesta edição, a Programadora Brasil oferece aos seus associados documentários importantes, reconhecidos por premiações no Brasil e no exterior, de várias épocas da cinematografia nacional, como Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho (programa 260), Ônibus 174, de José Padilha (programa 274), que se consagrou com um Prêmio Emmy (o Oscar da TV americana), entre outros.

Ficções como Antônia, de Tata Amaral (programa 257), É proibido fumar, de Anna Muylaert (programa 265), Os inquilinos, de Sérgio Bianchi (programa 269), Estômago, de Marcos Jorge (programa 268), e Querô, de Carlos Cortez (programa 295), adaptação da obra de Plínio Marcos, entre outras, também estão sendo lançadas.

A era dos grandes estúdios mais uma vez marca presença com Carnaval Atlântida, de José Carlos Burle (programa 261), e Sinhá Moça, de Tom Payne (programa 276), da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Vale destacar ainda, obras importantes que passaram por processos de restauração na Cinemateca Brasileira como Xica da Silva, de Cacá Diegues (programa 277) e o já mencionado Cabra marcado.

A iniciativa segue a orientação das políticas públicas de inclusão e regionalização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, buscando a multiplicidade de realizadores, a diversificação de origens dos títulos, de épocas, bitolas e formatos (curtas, médias e longas-metragens).

Também, com o intuito de proporcionar o maior acesso possível ao cidadão brasileiro, a Programadora disponibiliza, há quatro anos, títulos que contemplam a acessibilidade, por meio dos recursos de closed caption e audiodescrição. Neste lançamento, 10 programas oferecem esses recursos.

Desde 2007, a Programadora Brasil, programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, realizado pela Sociedade Amigos da Cinemateca, lança, em DVDs, um conjunto de filmes brasileiros licenciados para sessões sem fins lucrativos em pontos associados à iniciativa. Hoje, são 1.665 pontos de exibição, localizados em mais de 850 municípios, distribuídos pelos 27 estados da federação – ultrapassando o número de 500 cidades com salas de cinema comercial no país.

Veja outros lançamentos audiodescritos da Programadora Brasil:

>Fonte: Programadora Brasil

Mais sobre audiodescrição
Como uma pessoa com deficiência visual vai ao cinema? No caso do audiovisual, uma das
Encontra-se em Consulta Pública, até o dia 1 de agosto, a minuta de uma nova
Estão abertas até 15 de fevereiro as inscrições para o Curso de Acessibilidade em Ambientes


Mais sobre audiodescrição
Como uma pessoa com deficiência visual vai ao cinema? No caso do audiovisual, uma das
Encontra-se em Consulta Pública, até o dia 1 de agosto, a minuta de uma nova
Estão abertas até 15 de fevereiro as inscrições para o Curso de Acessibilidade em Ambientes