Parceria entre Unicamp e Secretaria Municipal pretende impulsionar a audiodescrição

Parceria firmada entre a Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e o Laboratório de Acessibilidade (LAB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desencadeou três ações práticas. Durante reunião, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, a secretária Emmanuelle Garrido Alkmin foi convidada pela coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, Valéria dos Santos Martins, a proferir palestra de abertura do Fórum de Bibliotecas Acessíveis no Ensino Superior, que será realizado no primeiro semestre deste ano.

Outras ações práticas acertadas foram a visita monitorada ao LAB, do curso de introdução para formação de audiodescritores e a organização de um acervo em CDs de filmes com audiodescrição.

A visita está agendada para o próximo dia 21 de fevereiro, para que os representantes da Pasta conheçam as novidades da tecnologia assistiva e os recursos disponíveis para as pessoas com deficiência do município.

Quanto ao curso, a secretária Emmanuelle colocou sua assessoria à disposição da Unicamp para ministrar as 40 horas de capacitação. Os técnicos também irão apoiar a montagem do acervo de CDs.

Conforme Emmanuelle, essa parceria com o LAB da Unicamp entra no conceito da secretaria que vê a inclusão da pessoa com deficiência no sentido mais amplo da palavra. "A questão da acessibilidade é um grande desafio para todos e ultrapassa as barreiras físicas e arquitetônicas, pois são decorrentes de barreiras educacionais, culturais e de atitudes. Precisamos mudar essa visão para promover a acessibilidade como condição de melhoria para todos, pois não existe inclusão social sem que haja inclusão intelectual", afirmou a secretária.

Bel Buzzo Alonso.

Mais sobre Emmanuelle:

Emmanuelle Garrido Alkmin

Secretária das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de Campinas (SP) é graduada em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas), onde formou-se em 2001. Também é graduada em Liderança Avançada pelo Instituto Haggai, em 2012, e cursa MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores na Fundação Getúlio Vargas. Possui vasta experiência em direito público. Também possui atuação na área de direito empresarial. Atuou como professora em Direito no Terceiro Setor no curso de Gestão e Governança Social da Universidade Adventista de São Paulo (Unasp). Foi diretora de Departamento Consultivo na Prefeitura de Osasco, em 2005 e 2006. Entre 2002 e 2005 trabalhou na Prefeitura de Campinas na Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Cidadania. Também, entre 2007 e 2008, foi presidente da Pró-Visão, associação civil destinada à educação de crianças com deficiência visual de Campinas. Ministra palestras e seminários sobre Inclusão de Pessoas com Deficiências. Emannuelle é solteira e tem 34 anos.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Mais sobre audiodescrição
Com o objetivo de acompanhar a implementação e validar as tecnologias de provimento dos recursos
A poucos dias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, quando o Brasil espera receber
O Conselho Diretor da Anatel aprovou hoje um Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de


Mais sobre audiodescrição
Com o objetivo de acompanhar a implementação e validar as tecnologias de provimento dos recursos
A poucos dias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, quando o Brasil espera receber
O Conselho Diretor da Anatel aprovou hoje um Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de