Diário Do Não Ver estreia com audiodescrição nesta terça

Uma reflexão sobre sentimentos, sonhos, grandes e inesperadas mudanças na vida. Essas são algumas das temáticas de "Diário do Não Ver", que será lançado oficialmente na capital mineira no próximo dia 02, no Espaço Oi Futuro. Serão duas sessões, sendo uma especial, dotada com sistema de audiodescrição para deficientes visuais.

Recurso pesquisado na UECE pode ajudar a vida de muita gente

A audiodescrição pode ajudar não apenas na tradução de imagens mediante o uso das palavras, mas também ampliar o universo cultural, além de promover a inclusão dos portadores de necessidades especiais visuais na sociedade em geral. Para que isso se torne realidade, é preciso que haja maior compreensão dos produtores culturais locais em tornar as manifestações artístico-culturais acessíveis a esse grupo de pessoas, usando, além do recurso da audiodescrição, legendagem e interpretação em Dicionário da Língua de Sinais (Libras).

Recursos inclusivos atraem pessoas com deficiência visual e auditiva ao cinema

Durante todo o mês de abril, pessoas com deficiência visual e auditiva terão a chance de assistir, graças aos recursos inclusivos como a audiodescrição e o open caption, filmes que chegaram aos cinemas paulistanos ao longo de 2012, eleitos vencedores, pelo público e crítica, no 39º Festival Sesc Melhores Filmes.

Milhões para cinema e TV, nem um tostão para acessibilidade

A ANCINE e o BRDE anunciam a aprovação de investimentos em mais seis projetos de cinema e televisão no sistema de fluxo contínuo das Chamadas Públicas PRODAV/2012, PRODECINE 02/2012 e PRODECINE 04/2012, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA. Os valores aprovados no anúncio de hoje totalizam R$ 5.826.673.

Nota do Blog:

Com uma fração menor que 1% do valor investido pela Ancine, todos esses filmes poderiam ser produzidos com audiodescrição e legendas.

Biblioteca exemplar

Inclusão. Essa foi a palavra que ditou o ritmo da reforma de cinco anos da Biblioteca Pública do Amazonas – localizada na Rua Barroso, 57, Centro. Reinaugurado em fevereiro deste ano, o prédio histórico passou por diversas mudanças em sua estrutura física. Porém, são as inovações e novidades tecnológicas, muitas delas que possibilitaram à biblioteca ser frequentada por pessoas com deficiência, que realmente chamam a atenção do público que visita, diariamente, os três andares do prédio histórico.

Segundo vídeo da campanha contra o preconceito, produzido pelo Instituto Mara Gabrilli

Segundo vídeo da Campanha "Dê uma ajudinha a si mesmo, reveja seus conceitos", que aborda a convivência entre pessoas com e sem deficiência. Nela, personagens com diferentes tipos de deficiência dramatizam situações cômicas cotidianas presentes no convívio com pessoas sem deficiência. O roteiro foi elaborado a partir de relatos de pessoas com deficiência.

Produção do Ciência Aberta faz reunião de kick-off

Uma reunião geral realizada na sexta-feira (15), no Núcleo de Produção em Comunicação e Artes (NPCA), marcou o início das atividades do novo programa da TV UFPB, intitulado "Ciência Aberta". O programa, coordenado pela professora Joana Belarmino e idealizado pela jornalista Madrilena Feitosa, vai popularizar o conhecimento científico, fazendo uma relação com o saber popular, democratizar o acesso à informação e contribuir para a formação profissional de estudantes de Comunicação Social e Teatro.