Seminário e Simpósio discutirão a inclusão das pessoas com síndrome de Down na sociedade

Na semana dedicada as pessoas com Síndrome de Down, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo irá sediar o Simpósio Internacional da Síndrome de Down. Realizado em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP) e o Instituto Alana. A abertura do evento marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março.

Na cerimônia de abertura, será exibido o premiado filme "Colegas", longa metragem brasileiro , que conta a história de três amigos com síndrome de down que partem do instituto em que vivem, em busca de seus sonhos. Estarão presentes autoridades ligadas ao tema como a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti e o Diretor Clínico da CEPEC – SP, Zan Mustacchi.

O evento acontece de 21 a 23 de março e tem como tema: Nutrição, Educação e Pesquisa em Síndrome de Down. As palestras acontecem ao longo dos dias 22 e 23, com a participação de profissionais que buscam a inclusão das pessoas com síndrome de down na sociedade, como o ator e diretor Deto Montenegro, que trabalha no Teatro Dias Gomes, em São Paulo, com atores com síndrome de Down, entre outras deficiências; o renomeado especialista Dr. Zan Mustacchi, Fábio Adiron e Guilherme Colin. Além destes, alunos da ADID e da Carpe Diem, ambas instituições que prestam atendimento a pessoas com deficiência intelectual, participarão para debater o tema junto aos profissionais da área.

O evento contará com todos os recursos de acessibilidade: audiodescrição, estenotipia e intérprete de Libras.

Também no dia 25 de março acontecerá, na Câmara Municipal de São Paulo, o seminário A Família no Protagonismo da Pessoa com Síndrome de Down. Realizado em parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e o vereador Floriano Pesaro, o evento terá as presenças de Ariel Goldenberg, um dos protagonistas do filme "Colegas", e sua mãe Corinne Goldenberg, na mesa de debates.

O seminário é realizado desde 2009 e busca promover a inclusão das pessoas com síndrome de down na sociedade e a equiparação de oportunidades para esse público. O evento acontece das 9h às 13h, do dia 25.

Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down

O dia 21 de março é considerado Dia Internacional da Síndrome de Down, proposto pela Down Syndrome International por fazer alusão à trissomia do cromossomo 21. A data foi comemorada pela primeira vez em 2006. O objetivo desta data é disseminar informações sobre a síndrome e conscientizar a população sobre a importância da discussão acerca do tema.

Uma resolução para designar 21 de março como "Dia Internacional da Síndrome de Down", a ser observado a cada ano a partir de 2012, foi aprovada por consenso pela Assembleia Geral da ONU em Dezembro de 2011. A resolução foi proposta e promovida pelo Brasil, e co-patrocinada por 78 Estados membros da ONU.

SERVIÇO:

Simpósio Internacional da Síndrome de Down
Data: de 21 a 23 de março
Horário: 21 de março – 18h30 às 22h
22 de março – 8h às 17h
23 de março – 8h às 17h30
Local: sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 Barra Funda – SP – Ao lado do terminal de ônibus, trem e metrô Barra Funda.

Seminário A Família no Protagonismo da Pessoa com Síndrome de Down
Data: 25 de março
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – SP

TODOS ESTÃO CONVIDADOS!

Fonte: Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência

Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na


Mais sobre audiodescrição
Como parte da programação da Semana Inclusiva, o CineSesc oferece oficinas sobre acessibilidade em espaços
A PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas abriram oficialmente
Na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na