Piba e o Mundo em Preto e Branco estreia com audiodescrição

Dias 16 e 17 de março, no Teatro Alterosa (BH), às 16 horas, entra em cartaz "PIBA E O MUNDO EM PRETO E BRANCO". O texto é adaptação do livro "EM PRETO E BRANCO" e conta as histórias de Piba, a menina acromata (que não enxerga as cores). Narra suas dificuldades e sua superação. É uma peça infantil linda e sensível. Haverá audiodescrição. Vale a pena conferir!

Piba e o Mundo em Preto e Branco

O texto dramatúrgico é uma adaptação do livro Em Preto e Branco da autora mineira Olga Barbosa da Silva Pereira. Esse livro, autobiográfico, conta a história de uma mulher que nasce com um problema de visão congênito denominado acromatopsia, que é uma distrofia retiniana caracterizada pela baixa acuidade visual, hipersensibilidade à luz (fotofobia) e impossibilidade de enxergar as cores, ou seja, uma pessoa acromata enxerga a vida em preto e branco.

As histórias narradas no livro giram em torno das dificuldades vividas pela autora, que para enfrentar o dia a dia criou na infância uma amiga imaginária chamada Piba que, como ela, era também acromata. Com muito humor, a autora narra suas experiências desde a infância quando a doença era praticamente desconhecida, mesmo pelos médicos, até a busca e descoberta de instrumentos oftalmológicos que possibilitou a melhoria da sua visão e a adaptação à vida cotidiana. É uma história que em primeiro lugar trata da coragem de viver. Coragem, tanto da menina como de sua família que a apoia e a ensina a enfrentar os desafios.

Destinado ao público infantil, esse espetáculo utiliza por vezes a linguagem do teatro de sombras e do teatro de formas animadas envolvendo o público com as imagens e sonoridades apresentadas. A adaptação para o teatro fica a cargo de Telma Fernandes que também assina a direção do espetáculo. Artista reconhecida no cenário teatral, ela vem estabelecendo seu trabalho na direção voltando-se para a criação de espetáculos que se preocupam com a pesquisa e a experimentação de linguagens artísticas do teatro contemporâneo.

Sobre o blog da Autora:

O blog "Em Preto e Branco" foi criado para pessoas com acromatopsia que, como eu e minha irmã Fátima, enxergam em preto e branco, têm baixa visão e fotofobia intensa. É todo em preto e branco, com exceção de uma tarja que é verde, pois nossa vida pode ser muito colorida! O objetivo do blog é trocar experiências e impressões e saber novidades sobre o assunto. Mande sua mensagem. Assim, podemos fazer um grande grupo de acromatas. Meu e-mail: olga.barbosasilva@hotmail.com.

Fonte: Em Preto e Branco

Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma


Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma