Viva o Centro a Pé: audiodescrição e lingua de sinais todo 3º passeio do mês

Participantes da primeira edição do calendário de 2013 do Viva o Centro a Pé terão a oportunidade de visitar a nova sede da Pinacoteca Ruben Berta antes mesmo da inauguração do espaço. O roteiro será realizado no próximo dia 9 de março, com o arquiteto Luiz Merino conduzindo os caminhantes. Atualmente, o prédio do número 973 da rua Duque de Caxias está em processo de conclusão de obras de restauro, adaptação à atividade e fechado ao público. O passeio irá contemplar ainda outros pontos do Centro Histórico.

Futura sede da Pinacoteca

A caminhada terá início às 10h, no Caminho dos Antiquários, na rua Marechal Floriano, esquina com Demétrio Ribeiro, seguindo pela rua Fernando Machado, passando pela Cúria Metropolitana. Na rua Fernando Machado, a antiga Rua do Arvoredo, os participantes poderão apreciar o casario remanescente daquela área. O roteiro também passará por uma das áreas mais pitorescas do Centro Histórico, a escadaria da rua João Manoel. Na mesma via está situado o Solar dos Chaves Barcellos, uma das mais expressivas mansões da Capital. A caminhada segue pela rua Duque de Caxias para visitação interna ao prédio da Pinacoteca Ruben Berta e encerra-se na Praça da Matriz.

Situado em frente ao Solar dos Câmara, o prédio que abrigará a Pinacoteca está inventariado como de interesse sociocultural. Construído em 1893, é considerado um exemplar expressivo do estilo arquitetônico eclético. Tal gênero pode ser identificado em edificações remanescentes das primeiras décadas do século 20 na cidade, como, por exemplo, a sede do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e do Memorial do Estado, ambos na Praça da Alfândega. A recuperação do imóvel representará um importante acréscimo ao patrimônio da cidade, com áreas de exposições, acondicionamento e guarda de acervo de obras de arte, além de uma cafeteria para tornar mais saborosos os momentos no espaço dedicado à arte.

O orientador do roteiro, Luiz Merino Xavier é arquiteto e mestre em Planejamento Urbano e Regional, consultor de patrimônio cultural do Projeto Monumenta da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e integrante da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC). Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para: vivaocentroape@gmail.com e aguardar confirmação. A participação também está condicionada à doação de um quilo de alimento não perecível, destinado a instituições beneficentes do município. Também é possível doar ração para cães e gatos – os produtos recolhidos serão encaminhados à Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). Em caso de chuva o passeio será cancelado.

Três passeios – A partir deste ano, o Viva o Centro a Pé passa a realizar três passeios por mês – até então, eram duas edições. Outra novidade é que o terceiro roteiro do mês terá recurso de audiodescrição e mediadores de Língua Brasileira de Sinais (Libras), possibilitando que pessoas com deficiência visuais e auditivas desfrutem do passeio.

O Viva o Centro a Pé é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), com apoio da Secretaria de Turismo (SMTUR) e Programa Viva o Centro.

Fonte: Portal PMPA

Mais sobre audiodescrição
Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem
João, Sabrina e Maristela nunca viajaram de avião. Além desse traço em comum, eles são
Inclusão. Esta é a palavra-chave num novo segmento de roteiros rodoviários que a Fresp (Federação


Mais sobre audiodescrição
Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem
João, Sabrina e Maristela nunca viajaram de avião. Além desse traço em comum, eles são
Inclusão. Esta é a palavra-chave num novo segmento de roteiros rodoviários que a Fresp (Federação