Le Petit terá sessões com audiodescrição

No próximo dia 06 o público recifense poderá prestigiar uma livre inspiração da Cia Circo Godot de Teatro para o mais lúdico personagem criado por Antoine de Saint-Exupéry. Trata-se de Le Petit: Grandezas do Ser. O espetáculo ficará em cartaz no Teatro Hemílio Borba Filho até o dia 28 de abril, com apresentações aos sábados e domingos.

Le Petit

Nesta montagem, intitulada Le Petit: Grandezas do Ser, a Cia Circo Godot de Teatro apresenta um universo fabular em que a corrida contra o relógio, a fidelidade a um amigo doente e o medo da solidão são os princípios para ações que fundam uma narrativa lúdica e poética. A peça acontece como um filme mudo, sem o uso da palavra, com uma trilha sonora minimalista percorrendo o trabalho do começo ao fim, e propõe uma diversidade de imagens, sonoridades e situações.

Em cena, o ator italiano Damiano Massaccesi e três manipuladores. Mesmo sem ter uma única palavra pronunciada, o espetáculo diz muito ao público: sobre o viver, morrer e aprender a ser verdadeiramente companheiro do outro. Para fazer prevalecer uma atmosfera alegre e lúdica, Le Petit lança mão de todo um arsenal de ações, como malabares, equilibrismos, mágicas, acrobacias e brincadeiras.

Fundada há três anos no Recife por artistas brasileiros e italianos, a companhia apresentou já em seu primeiro trabalho uma qualidade cênica surpreendente, resultado de anos de estudos, empenho e dedicação. Circo Godot (2010), o primeiro feito, foi apresentado nas ruas da Grécia, Tunísia, Itália e Brasil. Na ocasião, Lucky e Pozzo, personagens de Samuel Beckett, serviram de pretexto para uma cena divertida e cheia de reviravoltas. Em 2011, a companhia apresentou seu segundo trabalho: "Besteiras (As Aventuras de um Giullare Moderno)", contemplado com o Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro. O projeto foi apresentado em importantes festivais da Itália e também fez turnê pela Europa, chegando agora ao Brasil através do 19° Janeiro de Grandes Espetáculos.

Contemplado com o Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro, Le Petit: Grandezas do Ser é o terceiro trabalho da Cia Circo Godot de Teatro. A peça estreou em grande estilo, integrando a programação da 3ª Mostra Marco Camarotti. Após essa curta temporada realizada no Teatro Hemílio Borba Filho a peça seguirá em turnê pela Itália.

Seguindo a máxima "Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos…"

Diante de uma frase tão profunda e inspiradora, impossível não ceder. Ao se deparar com esta frase de Saint-Exupéry, Quiercles Santana, com sua sensibilidade artística de diretor, se viu no dever de promover a acessibilidade de cegos ao espetáculo. A atriz Andreza Nóbrega e e a psicóloga Liliana Tavares são as responsáveis por levar a este público tão especial o recurso da audiodescrição.

FICHA TÉCNICA

Direção: Quiercles Santana
Dramaturgista: Ana Paula Sá
Ator: Damiano Massaccesi
Manipuladores: Andrezza Alves, Flávia Fernanda, Rafaela Fagundes
Audiodescrição: Andreza Nóbrega e Liliana Tavares
Atirador Crítico de Sandálias: André Casaca e Dante Leonel
Direção Musical: Kleber Santana
Direção de Arte: Ana Paula Sá, Andrezza Alves, Quiercles Santana
Iluminação: Luciana Raposo
Preparação de Clown: Andre Casaca
Preparação de Capoeira: Mestre Dendê
Preparação de Yoga: Swami Munindra Mohan
Programação Visual: Claudio Lira
Residência Artística e Pedagógica: Espaço Fiandeiros e SESC /PE
Assessoria de Imprensa: Moretti Cultura e Comunicação
Produção: Andrezza Alves
Realização: Companhia Circo Godot de Teatro

SERVIÇO TEMPORADA

O quê: Le Petit: Grandezas do ser
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho
Endereço: Rua do Apolo, 121 – Recife
Telefone:(81) 3424.5429
Quando: 06 a 28 de abril, sábados e domingos, às 16h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) // R$ 10,00 (meia) //
Faixa Etária Indicativa: 08 anos
Duração: 60 minutos

Nos dias 11, 18 e 25 de abril haverá apresentações gratuitas e com audiodescrição para escolas da rede pública. O agendamento deve ser feito pelo telefone 81 97833240.

Fonte: NORDESTE.COM

Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma


Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma