Ouvindo o Cinema

Vocês já ouviram falar em audiodescrição? Eu não conhecia, mas há algum tempo, conversando com uma amiga que trabalha na comunicação da Iguale – empresa que desenvolve esse tipo de conteúdo – fiquei maravilhada. Trata-se de uma das formas de inclusão que permitem que pessoas com deficiência visual frequentem as salas de cinema, assim como você e eu.

Jornada Mundial da Juventude: acessibilidade para peregrinos com deficiência

Todos os peregrinos com e sem deficiência terão acesso garantido aos atos centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013. O Comitê Organizador Local (COL) está montando uma estratégia para garantir que as pessoas com deficiência possam participar bem dos eventos em Copacabana e em Guaratiba. A estrutura foi avaliada pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos durante reunião.

Visite a Bienal de Artes com audiodescrição, em Campinas

depois do sucesso da Virada Cultural com acessibilidade em Campinas, que aconteceu nos dias 25 e 26 de maio, A SMPD – Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas tem a honra de convidá-los para participar de uma visita monitorada pelos especialistas do Sesc e com a audiodescrição de Bell Machado na Bienal de São Paulo, no Sesc Campinas.

Como cego, prefiro a mesma televisão para todos

O INES, um instituto de educação para surdos, divulgou ontem notícia sobre o lançamento de uma WebTV destinada especificamente para as pessoas surdas e com deficiência auditiva (eles mesmos fazem esta diferenciação entre eles). Segundo a notícia, a programação contará com interpretação em Libras e legendas. Hoje, o Ministério das Comunicações reproduziu a notícia em seu site.

Circo de Pulgas encantou plateia com e sem deficiência

Um espetáculo diferente encantou crianças, adultos e pessoas com deficiência visual que se programaram para assistir a apresentação do Circo de Pulgas, uma das inúmeras atividades que compunham a extensa programação da Virada Cultural de Campinas.

CMFor debateu necessidade da audiodescrição

A Câmara Municipal de Fortaleza debateu em audiência pública, na tarde desta segunda-feira, 27, a necessidade de implantação da audiodescrição nos meios de comunicação, nos projetos e eventos culturais, sociais e esportivos em Fortaleza. A iniciativa foi do vereador Acrísio Sena (PT), subscrita pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB), que viu a necessidade e a importância de debater esse tema.

Professores da UFSM participaram de curso de audiodescrição

Foi realizado na UFSM campus Frederico Westphalen, nos dias 23 e 24 de maio, um curso básico de audiodescrição para professores e técnico-administrativos. Intitulado "Audiodescrição: noções básicas para educadores", pretende oferecer condições básicas para que profissionais da área da educação façam uso da audiodescrição em sala de aula. O curso teve carga horária de 16 horas e foi ministrado pela audiodescritora Letícia Schwartz, da empresa Mil Palavras Acessibilidade Cultural.

SESC realiza preparação para o ENEM com audiodescrição e Libras

Nesta segunda-feira (27), o Sesc realiza aula preparatória para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), através do projeto "LiterArte – Quando a arte dialoga com o Enem". O encontro acontece na Unidade Centro do Sesc e é destinado a alunos de ensino médio e pré-vestibulandos que realizarão a prova. Os interessados devem realizar inscrição prévia, e gratuita, pelos telefones (85) 3455.2115 ou 3455.2114.