Foi realizada na última quinta-feira uma sessão de cinema no Matarazzo com os alunos da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente. O filme escolhido foi "O Palhaço".
O objetivo do trabalho é exercer a audiodescrição com os alunos. De acordo com a professora da instituição, Eliete Margutti, "o filme tem uma facilidade para que eles possam entender o que está acontecendo. A audiodescrição vem para ajudá-los a visualizar a cena do filme e como é".
O intuito do projeto é divulgar para os alunos da instituição o que é a audiodescrição, para que eles possam conhecer e aprimorar os conhecimentos que recebem todos os dias. Margutti ressalta ainda que vivenciar a parte cultural em ambientes externos também pode ser uma forma de aprendizado: "No cinema não temos essa facilidade para passar filmes com audiodescrição".
Para a aluna Doracy Leopoldino que participa há três anos na Associação, o filme foi importante, pois mesmo sem enxergarem o que acontecia nas cenas, foi possível uma descrição através do áudio. "Quando perdi minha visão pensei que o mundo havia se acabado, mas agora vejo que renasci de novo, não enxergo com olhos e sim com o coração".