Peregrinos com deficiência terão apoio para participar da JMJ Rio 2013

Os peregrinos com deficiência física, auditiva, visual ou intelectual terão todo o apoio e assistência para participarem das catequeses e dos Atos Centrais, tanto os de Copacabana, quanto os do Campus Fidei, sem perder nenhuma emoção da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013.

Imagina assistir uma peça de teatro sem vê-la?

Imagina assistir uma peça de teatro sem vê-la, apenas senti-la. Na UFSCar, o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica, do Departamento de Química (DQ), organiza, desde 2009, o grupo de teatro com artistas cegos "Grupo Ouroboros", com apresentações de peças sensoriais.

Caminhada Viva o Centro a Pé visitou o Arquivo Público

No último sábado, dia 22, cerca de 50 pessoas participaram da Caminhada Orientada "Viva o Centro a Pé", na qual o APERS fez parte do roteiro. O evento foi realizado com audiodescrição, o que permitiu as pessoas com deficiência visual conhecerem, por intermédio de descrições detalhadas, a forma, a disposição e as características arquitetônicas dos prédios que integram o conjunto arquitetônico do Arquivo Público do RS, bem como a sua relação com o contexto histórico refletido nessas construções.

Câmara aprovou projeto que cria sessões de cinema inclusivas

Foi aprovado na sessão desta semana, 25 de junho, o Projeto de Lei nº 30/13 apresentado pelo vereador Prof. Fabiano Batista de Lima, que tem por objetivo apresentar sessões de cinema inclusivo na cidade. No documento consta a obrigatoriedade da apresentação de cinema inclusivo de no mínimo uma vez por mês, adaptado para pessoas com deficiência auditiva e/ou visual, com legendagem e áudio descrição.

ABNT convida para nova reunião do grupo que discute norma de audiodescrição

A ABNT, como único foro nacional de normalização e diante de uma demanda de normalização, promove reuniões de Comissão de Estudo onde estejam representados todos os envolvidos com o assunto a ser normalizado e onde eles possam, em nível nacional, discutir e estabelecer por consenso, regras, diretrizes ou características para suas atividades.

Quem Tem Medo do Escuro? Com acessibilidade no Centro Cultural São Paulo

A Caravana Companhia de Teatro apresenta nesta sexta-feira, 28, no Centro Cultural São Paulo, o espetáculo Quem tem medo do escuro. No palco, três crianças que estão prontas para dormir perguntam: "Tem alguém dentro do guarda-roupa?". O texto explora a reação ao medo, com ênfase nas exteriorizações infantis como a fala e os gritos.

Piba e o Mundo em Preto e Branco, agora em Betim

O espetáculo é uma adaptação do livro "Em Preto e Branco", da autora mineira Olga Barbosa da Silva Pereira. Autobiográfico, o livro conta a história de uma mulher que nasce com um problema congênito de visão, denominado acromatopsia, que é uma doença caracterizada pela baixa acuidade visual, hipersensibilidade à luz (fotofobia) e impossibilidade de enxergar as cores, ou seja, uma pessoa acromata enxerga a vida em preto e branco.

Ir a Fenearte é como dar a volta ao mundo pelo artesanato

"Ir à Fenearte é como dar a volta ao mundo pelo artesanato", diz o vídeo de apresentação da edição de 2013 do evento, divulgado durante a coletiva de imprensa da 14ª edição da feira no Centro de Artesanato de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira (26).