Circo Tihany terá audiodescrição para mais de 100 deficientes visuais

O próximo domingo, 9 de junho, vai ser especial para mais de 100 deficientes visuais entre crianças, adolescentes, adultos e idosos atendidos pelo Hospital Próvisão, que irão ao circo Tihany Spectacular, instalado no Colinas Shopping, em São José dos Campos. A atividade acontece às 11h.

Circo Tihany

A pequena Thaís Vitória de Melo Oliveira, 10 anos, tem baixa visão e está contando os dias para ter a oportunidade de conhecer o circo. "Não vejo a hora de chegar o dia. Imagino que é tudo muito bonito, grande e com muita gente, cheio de palhaços e malabaristas", afirmou.

A ida ao circo será um presente de aniversário, já que na sexta-feira (7) Thaís completa 11 anos. "Vou aproveitar para comemorar meu aniversário".

Durante o espetáculo, tanto os cegos quanto aqueles que apresentam baixa visão, vão contar com o auxílio de vinte profissionais realizando a áudio descrição de tudo o que acontece ao longo da apresentação.

Os participantes ainda terão a companhia de seus familiares.

Segundo Carla Paes, gerente técnica do Centro de Reabilitação do Próvisão, o objetivo da atividade é aproximá-los do mundo da imaginação, da fantasia e da arte. "Apesar de existir certa restrição quanto à captação das informações visuais, a inserção em um ambiente diferente com sons, odores e vibrações provocarão sensações e emoções particulares a cada um", disse. Paes afirma ainda que o importante é jamais subestimar a capacidade de interação de cada um e proporcionar a todos o maior número de experiências, vivências da maneira mais acessível possível.

Sobre o Centro de Reabilitação

Primeiro serviço criado pela entidade para atender a esta população na cidade, o Centro de Reabilitação Próvisão tem como objetivo inserir a pessoa com deficiência visual na sociedade por intermédio de serviços voltados à sua habilitação, reabilitação, capacitação e inserção profissional.

Dentro dos programas oferecidos destacam-se a estimulação viso-motora, a orientação e mobilidade, atividades de vida diária, comunicação alternativa, aulas de braille, soroban e informática adaptada. Destacam-se também outros serviços especializados, assim como os voltados à capacitação e inclusão profissional, desenvolvidos pela Gráfica Pró-Braille e pela Oficina Pró-Recicla. Destaque também para o goalball (modalidade paralímpica específica para pessoas com deficiência visual). Atualmente cerca 200 pessoas com deficiência visual além de suas famílias são atendidas no Centro de Reabilitação.

Fonte: Jornal Joseense

Mais sobre audiodescrição
A cidade de Piracicaba recebe, entre 27 e 30 de agosto (de quinta a domingo),
A Mostra Marco Camarotti de Teatro para a Infância e Juventude propõe mais uma vez
Um espetáculo de circo moderno e vibrante que reúne música, performance, humor, poesia e a


Mais sobre audiodescrição
A cidade de Piracicaba recebe, entre 27 e 30 de agosto (de quinta a domingo),
A Mostra Marco Camarotti de Teatro para a Infância e Juventude propõe mais uma vez
Um espetáculo de circo moderno e vibrante que reúne música, performance, humor, poesia e a