Os Novos Rumos da Pesquisa em Audiodescrição no Brasil

O livro Os Novos Rumos da Pesquisa em Audiodescrição no Brasil, fruto do projeto de cooperação financiado pela Capes (PROCAD Capes) entre a Universidade Estadual do Ceará e a Universidade Federal de Minas Gerais, foi lançado nesta segunda-feira (17), às 16h30, integrando a programação especial de aniversário dos 103 anos do Theatro José de Alencar.

Capa do livro Os Novos Rumos da Pesquisa em Audiodescrição no Brasil - descrição abaixo

Com treze artigos relatando os mais diversos tipos de pesquisa, o livro Os Novos Rumos da Pesquisa em Audiodescrição no Brasil destina-se a profissionais e pesquisadores da área de audiodescrição, assim como pesquisadores e profissionais de outras áreas que tenham interesse na discussão da questão da acessibilidade de pessoas com deficiência visual aos meios visuais e audiovisuais.

Estão diretamente envolvidos nessa discussão pesquisadores e profissionais de Letras, Linguística, Pedagogia, Fonologia, Fonoaudiologia, Comunicação Social, Artes, dentre outros.

Organizado pelas Professoras Vera Lúcia Santiago Araújo e Marisa Ferreira Aderaldo, a primeira edição do livro Os Novos Rumos da Pesquisa em Audiodescrição no Brasil conta com artigos dos seguintes pesquisadores:
Rafaela Bezerra De Medeiros
Antônio Luciano Pontes
Bruna Alves Leão
Klístenes Bastos Braga
Pedro Henrique Lima Praxedes
Célia Maria Magalhães
Juarez Nunes De Oliveira Junior
Alexandra Frazão Seoane
Júlio Pinto
Flávia Mayer
Wilson Júnior De Araújo Carvalho
Eliana Paes Cardoso Franco
Alana Monteiro Murinelly Monteiro
Renata De Oliveira Mascarenhas
Deise M. Medina Silveira
Barbara C. Dos Santos Carneiro
Adriana Urpia

O livro Os Novos Rumos da Pesquisa em Audiodescrição no Brasil foi apresentado pela Professora Elinalva Alves de Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação, atual coordenadora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental ACEC – Associação dos Cegos do Estado do Ceará, escola anexa da Rede Municipal de Fortaleza.

Descrição da capa do livro Os Novos Rumos da Pesquisa em Audiodescrição no Brasil (por Klístenes Braga):

Retângulo vertical de fundo preto. No canto superior direito está escrito em letras brancas: Vera Lúcia Santiago Araújo, Marisa Ferreira Aderaldo, organizadoras. Logo abaixo, ainda na metade superior e centralizado, está escrito o título Os Novos Rumos da Pesquisa em Audiodescrição no Brasil em letras cinza, mas com destaque para a palavra audiodescrição, que está escrita em letras vermelhas e de maior tamanho que as demais. Embaixo do título há nove pequenos quadrados cinza com ícones brancos, dispostos em três colunas e três linhas. Da esquerda para a direita, na primeira linha: um alto-falante, um olho e um balão de diálogo; na segunda linha: um microfone, uma câmera filmadora e uma paleta de cores com um pincel; e na terceira linha: uma semicolcheia, um lápis e as máscaras representativas da tragédia e da comédia no teatro, sendo que esta última é preta. Na parte inferior, ao centro, está o ícone da editora: desenho de uma seta menor e outra maior convergindo para o mesmo ponto. Ao lado da figura está escrito em letras brancas: Editora CRV.

Fonte: ATAV Brasil

Mais sobre audiodescrição
No livro Audiodescrição na Escola: Abrindo Caminhos para Leitura de Mundo, Lívia nos conduz pelo
O livro Audiodescrição: Práticas e Reflexões nasce do desejo e da necessidade de observarmos o
O cinema, essa máquina de produzir imagens e fomentar a imaginação, é um ambiente que


Mais sobre audiodescrição
No livro Audiodescrição na Escola: Abrindo Caminhos para Leitura de Mundo, Lívia nos conduz pelo
O livro Audiodescrição: Práticas e Reflexões nasce do desejo e da necessidade de observarmos o
O cinema, essa máquina de produzir imagens e fomentar a imaginação, é um ambiente que