Quem Tem Medo do Escuro? Com acessibilidade no Centro Cultural São Paulo

A Caravana Companhia de Teatro apresenta nesta sexta-feira, 28, no Centro Cultural São Paulo, o espetáculo Quem tem medo do escuro. No palco, três crianças que estão prontas para dormir perguntam: "Tem alguém dentro do guarda-roupa?". O texto explora a reação ao medo, com ênfase nas exteriorizações infantis como a fala e os gritos.

A sessão gratuita de Quem Tem Medo do Escuro começa às 14h30 e terá audiodescrição, mecanismo de narração clara e objetiva de expressões faciais e corporais, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, leitura de créditos, títulos e qualquer informação. O roteiro audiodescrito foi elaborado pela Iguale Comunicação de Acessibilidade, empresa especializada em comunicação de acessibilidade.

Abaixo, um exemplo de como é feita a audiodescrição de Quem tem medo do escuro. O texto narrado durante o espetáculo explica a cena representada na imagem.

Quem Tem Medo do Escuro

“Silhueta de três crianças na parte de cima de um beliche de madeira, que tem uma escada de metal com acabamento em espiral na ponta, e está presa na lateral direita das camas. A imagem, representando a noite, tem ao fundo um céu escuro repleto de estrelas. Dudu, uma das crianças, é visto de lado sob uma luz amarelada e intensa que se espalha à esquerda da imagem. Ele está em pé no colchão, com a boca aberta e segurando um travesseiro junto ao seu corpo. À direita dele, ambos sentados no colchão e de costas, estão Caio e a sua irmã Nanda, sob uma luz azul que reflete na maior parte da imagem.

Os personagens:

Nanda – Ela tem a pele clara e seus cabelos loiros estão presos em um rabo de cavalo. Usa óculos com hastes grossas, meias brancas e um vestidinho de pijama cor de rosa com detalhes brancos nas mangas e na barra.

Caio – o irmão mais novo de Nanda. Ele é negro e tem os cabelos curtos raspados. Usa pijama azul de bolinhas brancas, composto de camisa e bermuda. A camisa tem um detalhe branco na base dos botões e na gola. Há também o desenho de um ursinho na altura do coração. Também usa meias brancas.

Dudu – é um amiguinho de escola de Nanda. Ele é o mais alto dos três. Tem a pele clara e os cabelos pretos e curtos. Usa pijama verde claro com finas listras cinza. A calça é comprida e quase cobre os pés, calçados por meias brancas. A camisa de botões verdes mais escuros tem barras e golas brancas. Na altura do coração há um bolso com a estampa de um sapinho”.

Quem Tem Medo do Escuro

FICHA TÉCNICA

Quem tem medo do Escuro
Autor: Márcio Araújo e Fernanda Morais (a partir de uma ideia original de Evandro Rigonatti)
Direção e Cenografia: Evandro Rigonatti
Música original, letras e piano: Tato Fischer
Bonecos: Jésus Sêda
Coreografia: Elizabeth Pelegrini
Figurino e adereços: João Guerreyro
Elenco: Fabiana Carlucci, Hugo Picchi e Elber Marques
Grupo teatral: Caravana Companhia de Teatro
Produção: Palipalan Arte e Cultura
Audiodescrição: Iguale Comunicação de Acessibilidade
Duração: 50 minutos
Idade: a partir de quatro anos

SERVIÇO:

Data: 28 de Junho de 2013
Horário: 14h30
Ingresso: Gratuito
>Local: Sala Jardel Filho – 300 lugares
Agendamento: Divisão de Ação Educativa, no telefone (11) 3397-4036, das 10h às 17h, ou pelo e-mail: iguale@iguale.com.br
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro 1.000 – próximo ao Metrô Vergueiro
Informações: 3397-4001/4002

Fonte: O Estado de São Paulo – Vencer Limites

Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma


Mais sobre audiodescrição
A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
Atualmente, é possível acomodar em um mesmo espetáculo um público de surdos, que acompanha uma