Barreiras Atitudinais, Acessibilidade e Inclusão

Barreiras Atitudinais, Acessibilidade e Inclusão foi o tema da palestra ministrada na manhã de hoje, quarta-feira (31), pelo professor Dr. Francisco José de Lima, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, no auditório do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW). Estiveram presentes no evento servidores e alunos da UFSM unidade CESNORS de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

Aldeia do Velho Chico prepara programação para todos

Com a exposição de peças da "Dama do Barro, Ana das Carrancas", acontecendo de forma inédita na Galeria que tem o seu nome, instalada no Sesc de Petrolina, a programação cultural do IX Festival de Artes do Vale do São Francisco – o Aldeia do Velho Chico – será aberta nesta quinta-feira, dia 1 de agosto.

Semana Senac de Inclusão e Diversidade

No período de 1 a 5 de outubro, o Senac Consolação realiza a Semana Senac de Inclusão e Diversidade. Espaço de promoção do diálogo e compartilhamento de experiências em torno do tema inclusão social e educacional traz em sua 8ª Edição o tema Mercado de trabalho, diversidade profissional e valorização da competência. Evento aberto a educadores, gestores de recursos humanos e do terceiro setor, estudantes, empresários, profissionais da área da saúde e público interessado no tema.

Ponto Cego: encontro de design inclusivo

O primeiro encontro de design inclusivo do Rio Grande do Sul, chamado Ponto Cego, acontecerá no formato de palestras e workshops no dia 16 de agosto. O evento foi idealizado pelo grupo do Design Social que integra o NUVE-RSA (Núcleo de Voluntariado Estudantil em Responsabilidade Socioambiental) da ESPM-SUL, que é formado por alunos e tem coordenação dos professores Richard John, Liliane Basso e Leandra Saldanha, com acompanhamento da diretora do curso de Design, Carolina Bustos.

Hoje tem audiodescrição no Festival Cultural de Inverno de Socorro

Neste final de semana (27 e 28 de julho), o Festival Cultural de Inverno de Socorro realiza um evento especial: a exibição do filme "Onde Está a Felicidade" para deficientes visuais. A iniciativa tem o patrocínio da Sabesp, empresa paulista que mais investe no cinema nacional.

O Sentido na Audiodescrição

Considerando a relevância sociocultural da audiodescrição, este trabalho, intitulado Os Sentidos na Audiodescrição, avalia como a audiodescrição tem sido concebida e caracterizada em pesquisas sobre o tema, e em meios de divulgação; e analisa o funcionamento da audiodescrição em dois comerciais, considerando, para tanto, a relevância dos Estudos da Tradução para o desenvolvimento teórico-metodológico dessa atividade.