Aldeia do Velho Chico prepara programação para todos

Com a exposição de peças da "Dama do Barro, Ana das Carrancas", acontecendo de forma inédita na Galeria que tem o seu nome, instalada no Sesc de Petrolina, a programação cultural do IX Festival de Artes do Vale do São Francisco – o Aldeia do Velho Chico – será aberta nesta quinta-feira, dia 1 de agosto.

Aldeia do Velho Chico

A abertura oficial de todo o evento acontece com o tradicional Cortejo Cultural, na sexta-feira, dia 2, e a programação segue até dia 18 de agosto com atividades no Sesc e em outros palcos da cidade como praças, escolas, parques, ruas, as águas e as ilhas do rio São Francisco.

A curadoria do festival apresentou toda a programação e os objetivos do evento para esta edição em coletiva de imprensa realizada no Sesc. São diversas opções de eventos e horários variados. Mais de 120 atrações locais e nacionais de dança, artes plásticas, teatro, cinema, literatura, entre outros destaques. O público estimado para este ano é de 70 mil pessoas.

Segundo um dos curadores do Festival, o diretor de cultura do Sesc Petrolina, Jailson Lima, o Aldeia tem como foco a troca de experiências, promovendo o intercâmbio cultural e formando um novo público para a cena cultural da cidade.

"A principal base do festival é a formação e a descentralização da cultura, além de promovermos uma qualificação na nossa produção cultural e criar novos espaços para essa produção. Levamos também a nossa programação onde praticamente não se tem acesso, a exemplo de bairros mais afastados e carentes de cultura como opção de lazer", disse o curador.

No Aldeia do Velho Chico além das apresentações, mostras, performances, o Festival traz ainda palestras, debates, discussões, como forma de fazer com que a cena cultural local cada vez mais se conheça e conheça a melhor forma de se inserir como parte essencial do cotidiano de Petrolina e região.

"Eu fico muito tranqüilo quando vejo que tudo está encaminhado, acontecendo conforme planejado e isso graças a uma equipe comprometida, dedicada e intencionada em realizar um grande Festival. Agradeço a todos que fazem o Sesc no nosso estado que deixam que façamos o Aldeia valorizando a questão local em toda a sua organização", disse o gerente do Sesc em Petrolina, Hednilson Bezerra.

Como o Festival Aldeia do Velho Chico quer que todos tenham acesso à cultura e a toda a sua programação, terá serviços de áudio descrição, utilização do braile e todos os acesso serão facilitados para aqueles que tem algum tipo de deficiência física. "A cultura tem que ser para todos e aqui não seria diferente", atestou Jailson Lima.

A programação completa da 9ª edição da Aldeia do Velho Chico será disponibilizada através do endereço eletrônico: www.sescpe.com.br. Informações sobre inscrições e compra de ingressos também poderão ser obtidas pelo telefone (87) 3866-7474 ou (87) 3866-7454.

Fonte: Blog do Banana

Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo


Mais sobre audiodescrição
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre
Produtores e realizadores já podem inscrever seus curtas-metragens com audiodescrição para concorrer no IV VerOuvindo